REVELAÇÕES DA SALA DO TRONO DE DEUS | @p Jota Moura Rocha
O apóstolo João estava na ilha de Patmos com idade já avançada. Jesus o havia levado até lá com um propósito de revelar “as coisas que eram, que são e que hão de acontecer”. Foram muitas as visões e revelações. Dentre todas as visões uma se destacou: a visão da sala do Trono de Deus. O apóstolo João pode contemplar a sala que rege todo mundo, a sala de onde Deus exerce seu cetro de poder e autoridade. Refletindo sobre isso, pela descrição de Apocalipse 4, consideremos apenas cinco revelações acerca da sala do Trono de Deus.
1°) A PORTA DO CÉU ESTÁ ABERTA
“Depois destas coisas, olhei e eis que estava uma porta aberta no céu” (v.1). Quando Jesus morreu na cruz do Calvário, o véu do Templo foi rasgado de alto a baixo, desde então a porta da Graça de Deus está aberta para todos que crerem no sacrifício do Calvário. A porta de acesso à sala do Trono de Deus nunca se fecha! Ela está aberta em todo tempo, não importa se é domingo ou feriado, de manhã ou de madrugada, se o dia está ensolarado ou chuvoso, esta porta sempre vai estar aberta pra você. “Eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome” (Apocalipse 3.8).
2°) DEUS SE ASSENTA NO TRONO
“e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono” (v.2). Deus está assentado no Trono do Universo! O Trono de Deus fica permanentemente ocupado, significando que Deus está permanentemente com o controle de tudo. Muitas pessoas olham para nosso mundo e veem o avanço das drogas, mortes precoces, promiscuidade e violência, pensam que Deus perdeu o controle. Quem assim pensa está completamente enganado. O Deus Eterno que se assenta sobre o trono tem tudo sob controle. Ele tem controle sobre a vida humana, Ele tem controle sobre os montes e sobre as areias da praia, Ele tem controle sobre as folhas das árvores e sobre os pássaros dos céus. Ele nos conhece por dentro e por fora e sabe das nossas necessidades. “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos” (Isaías 57.15).
3°) A VISÃO DO TRONO SELA A ALIANÇA
“E o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda” (v.3). A visão do trono revela um arco verde como a esmeralda ao redor do trono. Segundo a ciência, a cor verde é a única que não cansa a vista. O arco celeste fala da nova aliança em Cristo. “Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da fé” (Hebreus 12.2). Aquele que está no trono é perfeito, é infalível, é inquestionável, é grande, é forte e é a nossa esperança eterna. Aquele que fixa seus olhos em Cristo vence as lutas, as provas, as dificuldades e os embaraços da vida. “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Isaías 40.31).
4°) AS SETE LÂMPADAS QUE ARDIAM
“E diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo” (v.5). Na Bíblia o fogo tem vários significados, sendo um deles a manifestação do poder de Deus. Na visão do Trono o candeeiro de sete lâmpadas é a Menorah, que representa os sete perfis de Igrejas. “as sete estrelas são os anjos das sete Igrejas e os sete castiçais que viste são as sete Igrejas” (Apocalipse 1.20b). O fogo não queimava, mas ardia. O fogo que queima tem o propósito de destruir tudo que está na sua frente. Porém, o fogo que arde tem o propósito de iluminar, aquecer, cauterizar e cozinhar alimento. Deus manifesta o seu poder em Sua Igreja com propósito de iluminar o entendimento, aquecer os relacionamentos, cauterizar as feridas e alimentar o amor nos corações. “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados” (1 Pedro 4.8).
5°) UM MAR SEMELHANTE AO CRISTAL
“E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal” (v.6). João descreve sua visão do Trono de Deus comparando com coisas terrenas. Ele usa dois substantivos para descrever o mar: vidro e cristal. O mar é conhecido pelo seu tamanho, seus mistérios, sua fauna e vegetação. Existem lugares no mar que são mais profundos que a altura do monte Everest. Assim também, na sala do trono de Deus existem mistérios que jamais foram revelados ao ser humano. “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Romanos 11.33). Porém, existe uma promessa garantida por Jesus Cristo àqueles que receberam o dom da vida eterna, pela fé no Seu sacrifício do Calvário. “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1Coríntios 2.9). Assim, convém que acolhamos de bom grado o convite gracioso de nosso Senhor Jesus Cristo hoje: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei; tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11.28-29). Mergulhe pela fé no mar da divina revelação em Cristo, para experimentar a clareza e a transparência da verdade do Evangelho do Reino. Quantas pessoas têm feito coisas erradas, achando que Deus não esta vendo. Porém, mal sabem que o nosso Deus é onisciente. “Portanto, não os temais, porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se” (Mateus 10.26). Não perca mais o seu tempo com coisas fúteis, entre na sala do trono de Deus imediatamente e entregue a Ele tudo o que você é e tem, pois só Jesus tem o melhor da vida. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10b). Amém!
Comentários
Postar um comentário