PROCLAMANDO O EVANGELHO DO REINO

@p. Jota Moura Rocha
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24.14

 A visão religiosa dispensacionalista apregoa entre as Igrejas, que existem pelo menos quatro evangelhos: (1) O Evangelho da graça, que é o que deve ser pregado pela igreja hoje; (2) O Evangelho do Reino, que só será pregado pelos judeus, após o “arrebatamento da igreja”; (3) O Evangelho Eterno, que será pregado pelos anjos durante a “grande tribulação”; (4) O Evangelho de Paulo, porque em algumas cartas Paulo fala do “meu evangelho”.

Não temos dúvidas que só existe um Evangelho e que “se alguém vos pregar outro Evangelho além do que já recebestes, seja anátema, maldito” (Gl 1.9). Que evangelho é este? como ele se chama? qual o seu conteúdo? 

1. O TESTEMUNHO DAS ESCRITURAS

João Batista pregou: “Arrependei-vos porque está próximo o reino dos céus” (Mt 3.2). Jesus Cristo proclamou: ... o reino dos céus é chegado”(Mt 4.17). Os Doze Apóstolos foram comissionados a testificar: “É chegado a vós o Reino De Deus” (Lc 10.9). Mais de quinhentos discípulos ouviram as últimas instruções de Cristo, no monte das Oliveiras, antes da sua ascensão: “por espaço de quarenta dias, lhes falando das coisas concernentes ao Reino De Deus” (At 1.3). O Evangelista Felipe cheio da unção de Deus foi a Samaria e “lhes pregava acerca do Reino De Deus e do nome de Jesus” (At 8.12). 

2. A MENSAGEM CENTRAL DE JESUS

Jesus Cristo em toda a sua mensagem colocou o Reino como centro de tudo: “Buscai pois, em primeiro lugar o Seu Reino e a Sua justiça...” (Mt 6.33). No Sermão do Monte (Mt 5), Ele apresenta a “Constituição do Reino”. Em sua conversa com Nicodemos, fala sobre a necessidade do novo nascimento para entrar no Reino. Fala ainda das chaves do Reino; do Pão do Reino; da Ceia do Reino: dos mistérios do Reino; dos sinais do Reino; da vida no Reino; do dedo de Deus no Reino; sem falar de todo o seu ensino através das parábolas do Reino! 

3. O TESTEMUNHO  APOSTÓLICO

O apóstolo Paulo nas suas viagens missionárias, passava pelas Igrejas “confirmando a vida dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus” (At 14.22). Ele afirma diante de todo o presbitério da Ásia, que passou entre eles: “...pregando O Reino de Deus” (At 20.25). Quando de sua prisão em Roma, “...explicava com bom testemunho, pregando o reino de Deus e ensinando as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo” (At 28.23-31). Ele bem como todos os demais apóstolos do Senhor Jesus Cristo, só tinham uma boa nova a proclamar - O Evangelho do reino de Deus ou dos Céus, termos que são relacionados e intercambiáveis entre si, não significando duas coisas diferentes. Quando Mateus usa preferencialmente a expressão “Reino dos Céus” está se referindo à origem celestial do Reino. Quanto aos demais evangelistas que optam por “Reino de Deus”, referem-se ao Dono deste Reino. Então, não podemos aceitar outro evangelho além daquele que foi proclamado por Jesus Cristo e seus apóstolos - O Evangelho do reino de Deus. Nele en­contramos os predicados da Graça, da eternidade e da vida eterna e abundante (Jo 10.10).

4. TOMANDO POSSE DO REINO

“E este Evangelho do Reina será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações e então virá o fim” (Mt 24.14). O Reino de Deus tem que ser proclamado até que todos os seres humanos estejam dispostos a não aceitar sobre si outro Senhor, a não ser o Senhor Jesus Cristo. Por isso Jesus ensinou seus discípulos a orarem, no Pai Nosso: “...venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade. assim na terra como no céu” (Mt 6.10). Chegou a hora dos filhos de Deus tomarem posse da Revelação do Reino, porque: “...desde então é anunciado o Evangelho do Reino de Deus e todo homem faz força por entrar nele; e os que se esforçam tomam posse dele” (Lc 16.16; Mt 11.12). O Reino de Deus como posse deve ser a nossa maior ambição. Nele precisamos exercitar a nossa fé e submissão absoluta ao senhorio de Jesus Cristo. Isto é o que realmente significa o Reino: “Teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre” (Mt 6.13). Tornar posse do Reino, portanto, significa que não é o que eu quero, nem os meus alvos ou objetivos é que são importantes. Mas, se desejo que Deus o Pai me ame e abençoe, preciso descobrir o que Ele ama e deseja. Quando os discípulos de Cristo interrogaram a Jesus sobre quando viria o Reino de Deus, respondeu-lhes Ele: “O Reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: ei-lo aqui! ou ei-lo ali! pois o Reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17.20-21). Precisamos descobrir a dimensão oculta, subjetiva do Reino de Deus dentro de nós hoje. Só assim começaremos a reinar agora! Ninguém entra na posse do Reino de Deus sem a revelação do “Cristo em vós, a esperança da glória de Deus” CI 2.27). Precisamos da “Revelação de Jesus Cristo” (Gl 1.11-12) para descobrirmos o Evangelho que não é “letra que mata, mas espírito que vivifica” (2Co  3.6). Só então experimentaremos em nossa vida cristã e ministério a realidade de que: “O Reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz e na alegria no Espírito Santo” (Rm 14,17).“O Reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder” (1Co 4.20). Vivamos a parousia do Senhor já!

Comentários

Postagens mais visitadas