A MENSAGEM DA CRUZ

 @p Jota Moura Rocha

Certamente, a mensagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos é o poder de Deus. - 1Co 1.18

O que há de diferente na cruz de Jesus Cristo? Ela não foi a única. Muitos foram crucificados antes e depois Dele. No próprio dia em que ele morreu, haviam dois crucificados ao seu lado. Muitos dos primeiros cristãos também foram crucificados. Então, o que torna a cruz de Jesus diferente das demais? Qual a relação entre a cruz e a Festa da Páscoa? Por que a Igreja primitiva a elegeu como seu símbolo? Os primeiros cristãos poderiam ter adotado como símbolo da cristandade, a manjedoura em que Cristo nasceu, o cálice da santa ceia ou o túmulo vazio. Por que, então, a cruz como símbolo da fé cristã?

Porque a cruz de Cristo é única por causa da sua mensagem. Em 1Coríntios 1.17-24, o apóstolo Paulo divinamente inspirado, teologisa sobre a mensagem da cruz. Uma mensagem que traduz a essência da nossa fé cristã, e da qual jamais devemos olvidar.

1. UMA MENSAGEM QUE REJEITAM

Para os intelectuais gregos, a necessidade de um sacrifício para que Deus e os homens se reconciliem parece loucura. Nós encontraremos Deus através dos nossos pensamentos, julgavam eles. Mas a Bíblia diz que por meio da lógica, o ser humano jamais encontrará a Deus. Há muitas pessoas que se acham inteligentes demais para acreditar na mensagem da Bíblia.

Por outro lado, para os judeus, com sua mentalidade religiosa, a ideia de um Messias crucificado era um escândalo. Deus jamais se rebaixaria a isso, diriam eles. Há religiosos para os quais a cruz é um escândalo, pois estão pregando um cristianismo sem sofrimentos. Então, a cruz é empurrada para baixo do tapete. Triste é constatar que existem aqueles que são inimigos da cruz de Cristo. “Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo“ (Filipenses 3.18). Eles querem ser aceitos pela sociedade e pelos amigos, querem ser politicamente corretos, e assim apagam a cruz de suas conversas e pregações.

2. UMA MENSAGEM QUE SALVA

Para os que perecem, a cruz pode ser taxada de loucura ou escândalo, mas para os que são salvos em Cristo, é o poder de Deus. Tanto os agnósticos quanto os religiosos que rejeitam a mensagem da cruz, são avaliados por Paulo pelo seu posicionamento ante a cruz de Cristo. Não existe cristianismo sem cruz, assim como não existe salvação sem o Cristo crucificado. “Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado“ (1Coríntios 2.2). Assim, temos na cruz de Cristo a conexão com a Páscoa, pois ali o Cordeiro de Deus morreu pelos nosso pecados. “Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado” (1Corintos 5.7b). Nisso se revela a sabedoria e o poder de Deus. Podemos ter certeza de salvação e vida eterna. Há perdão para os pecados confessados a Cristo, há reconciliação entre o ser humano e Deus, há uma promessa de vida eterna. Quando cremos na mensagem da cruz, somos resgatados por Cristo. Aleluia!

3. UMA MENSAGEM DE SABEDORIA

Os que são salvos por crerem na mensagem da cruz, experimentam o poder de Deus. “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos é o poder de Deus“ (1Corintios 1.18). A sabedoria e a inteligência das quais os seres humanos tanto se orgulham, são desprezadas por Deus. “Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos“ (1Coríntios 1.19). Os salvos não têm mérito algum na salvação, pois os méritos são todos de Cristo. Quem recebe a mensagem da cruz pela fé, é porque primeiro foi alcançado pela graça de Deus. “mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus“ (1Coríntios 1.24). Assim, conhecemos a sabedoria de Deus ao reconhecer que vida que temos foi-nos dada por Ele. E custou a sua própria vida na cruz! Como então, poderíamos viver essa vida de qualquer maneira? “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus“ (Efésios 5.15,16).

4. UMA MENSAGEM QUE CONFORTA

Pela cruz ficamos sabendo que Jesus nos ama. Podemos ser tentados a duvidar dessa verdade nos momentos difíceis da vida. A mensagem da cruz, porém, não nos deixa duvidar. Pela cruz Jesus se identifica conosco. Podemos ter a certeza de que o Salvador nos ajuda quando somos traídos, abandonados, caluniados e injustiçados. Ele se solidariza com nossas dores e até a nossa solidão. Sabemos disso porque Ele sofreu tudo isso na cruz. Pela cruz sabemos que há perdão para os nossos pecados. Por pior que tenha sido a nossa conduta, por mais indignos que tenha sido o nosso viver, não existe pecado que não seja possa ser perdoado. O preço pago na cruz foi alto o suficiente para cobrir qualquer ofensa. Pela cruz sabemos que há provisão para a vitória. Mesmo que as coisas pareçam fora de controle, o Senhor está no trono. Ainda que a derrota pareça inevitável, a vitória nos sorrirá no fim. A mensagem da cruz tem o poder de confortar os perturbados, mas ela também perturba os confortados! Para os que estão angustiados a mensagem da cruz tem o efeito de um abraço. Mas para os que estão acomodados ela age como uma sacudida! A cruz é uma magnífica mensagem do amor de Deus para nós! E essa mensagem traz conforto para o nosso coração!

5. UMA MENSAGEM QUE DESAFIA

Através da cruz, somos confrontados com a gravidade do pecado aos olhos de Deus! Somos também apresentados ao custo do discipulado cristão. Jesus disse que se alguém quiser segui-lo, deve também tomar a Sua cruz (cf. Lucas 9.23). E somos por fim, desafiados a levar uma vida de fé, pureza e amor, que esteja à altura do alto preço pago pelo Senhor e Salvador por nós. A cruz nos motiva a dar o nosso melhor como Jesus deu! É preciso carrega-la. Se a carrego, preciso aceitá-la. Se a aceito, devo vivê-la. Se a vivo, devo compartilhá-la. Se a compartilho, devo sempre relembrá-la. Assim, eu amo a mensagem da cruz! Hag Pessach.

Comentários

Postagens mais visitadas