QUEM É JESUS CRISTO? - @p. Jota Moura Rocha

QUEM É JESUS CRISTO?


Ele (Jesus) se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: Aquiete-se! Acalme-se! O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? Marcos 4.39-41

Depois de uma jornada de muito trabalho, ao anoitecer, Jesus dá um comando aos seus discípulos: vamos para o outro lado do lago. Talvez não fosse um momento conveniente para atravessar a escuridão do lago. De repente, um forte vendaval se levantou e as ondas se agigantaram sobre o barco. A coisa ficou feia. Era de aterrorizar. Jesus foi despertado pelos discípulos, repreendeu o vento e o mar... e houve grande bonança! Neste contexto surge a exclamação. 

1. QUEM É JESUS CRISTO

A Bíblia responde do Gênesis ao Apocalipse identificando Jesus como o Messias/Cristo prometido.

1) No Antigo Testamento: Em Gênesis Jesus é o Cordeiro no altar de Abraão. Em Êxodo é o Cordeiro da Páscoa. Em Levítico Ele é o nosso Sumo Sacerdote. Em Números Ele é a nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite. Em Deuteronômio Ele é a cidade de nosso refúgio. Em Josué, Ele é o fio vermelho na janela de Raabe. Em Juízes Ele é o nosso Juiz. Em Rute Ele é o nosso parente redentor. Em I e II Samuel Ele é o nosso profeta confiável. Nos livros de Reis e Crônicas Ele é o nosso soberano. Em Esdras Ele é o nosso escriba fiel. Em Neemias Ele é o reconstrutor de tudo que está destruído. Em Ester Ele é o nosso Mordecai que não se curva diante de Hamã. Em Jó Ele é o nosso redentor que vive para sempre. Em Salmos Ele é o meu pastor e nada me faltará. Em Provérbios e Eclesiastes Ele é nossa sabedoria. Em Cantares Ele é o marido fiel. Em Isaias Ele é o servo sofredor. Em Jeremias e Lamentações Ele é o profeta que chora. Em Ezequiel Ele é o maravilhoso homem de quatro faces. Em Daniel Ele é o quarto homem da fornalha ardente. Em Oséias Ele é o amor sempre fiel. Em Joel Ele é o que batiza com o Espírito Santo e com fogo. Em Amós Ele leva nossos fardos. Em Obadias Ele é o nosso salvador. Em Jonas Ele é o profeta que denuncia o pecado da nação. Em Miquéias Ele é o mensageiro dos pés formosos. Em Naum Ele é o justo vingador. Em Habacuque Ele é a sentinela em sua torre de vigia. Em Sofonias Ele é o Senhor poderoso para salvar. Em Ageu Ele é o restaurador de nossa herança perdida. Em Zacarias Ele é a nossa fonte da vida. Em Malaquias Ele é o filho da justiça com a cura em suas asas.

2) No Novo Testamento: Em Mateus Jesus é o Cristo Rei encarnado. Em Marcos Ele é o operador de milagres. Em Lucas Ele é o filho do homem. Em João Ele é o verbo vivo revelador de Deus. Em Atos Ele é a luz que brilha no caminho de Damasco. Em Romanos Ele é a nossa justificação. Em Coríntios Ele é nossa ressurreição e o que leva os nossos pecados. Em Gálatas Ele nos redime da lei. Em Efésios Ele é nossa riqueza insondável. Em Filipenses Ele supre todas as nossas necessidades. Em Colossenses Ele é a plenitude do Deus encarnado. Em Tessalonicenses Ele é o nosso Rei eterno que retornará. Em Timóteo Ele é o nosso mediador entre Deus e os homens. Em Tito Ele é nossa bendita esperança. Em Filemon Ele é o amigo mais chegado que um irmão. Em Hebreus Ele é o sangue da aliança eterna. Em Tiago Ele é o Senhor que cura qualquer doença. Em Pedro Ele é o sumo pastor da Igreja. Nas cartas de João Ele é Jesus que tem a ternura do amor. Em Judas Ele é o Senhor que vem com milhares de santos. E em Apocalipse, JESUS é o REI dos reis e o SENHOR dos senhores !

2. O QUE JESUS VEIO FAZER

1) Jesus realizou obras sem igual: Ele não foi médico, mas curou todas as enfermidades. Ele não foi advogado, mas explicou os princípios básicos de toda a lei da vida. Ele não foi escritor, mas inspirou as maiores obras da literatura mundial. Ele não foi orador, mas é o interprete de todos os corações. Ele não foi literato, mas escreveu no livro dos séculos a mais bela página. Ele não foi artista, mas enche de luz os gênios de todos os tempos. Ele não foi estadista, mas fundou as mais sólidas instituições da sociedade humana. Ele não foi general, mas tem conquistado milhões de pessoas e nações inteiras. Ele não foi inventor, mas revelou o elixir da perene felicidade. Ele não foi descobridor, mas descortinou aos mortais mundos encantados de imortalidade.

2) Jesus o filho do Deus vivo: Nós os mortais te amamos, porque nos amaste primeiro. Cremos em Ti por que És o caminho, a verdade e a vida que nos leva a Deus Pai.  Em Ti somente esperamos, porque o teu Reino não é deste mundo, ainda que neste mundo esteja. Não podemos viver sem Ti, porque És a alma de nossa vida e a vida da nossa alma. Não podemos vencer sem Ti, porque És o sustentáculo em nossas fraquezas e a vitória em nossas derrotas. Não podemos sofrer sem Ti, porque És o bálsamo das nossas chagas e a aurora das nossas noites. Nada sabemos sem Ti, porque És a fonte de toda ciência e sabedoria. Nada valemos sem Ti, porque És o único fator positivo no meio dos nossos zeros. Intolerável nos é o mundo sem Ti, porque intolerável nos é o próprio eu. Somos infelizes sem Ti, porque inquieto estará nosso coração até que descanse em Tí. Por Ti viveremos e por Ti morreremos, porque És a ressurreição e a vida eterna. “...E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. (Is 9.6b). Este é Jesus nosso Senhor e Salvador!

Comentários

Postagens mais visitadas