O PODER DO NOME JESUS - @p. Jota Moura Rocha
O PODER DO NOME JESUS
“Não há salvação em nenhum outro mais! Debaixo do céu inteiro não existe nenhum outro nome para os homens chamarem a fim de serem salvos” Atos 4.12.
Ao longo do tempo, o nome de Jesus tem sido proclamado de muitas formas. São mais de 2000 anos, inúmeras gerações e mesmo assim, sempre há pessoas que foram tocadas por Ele. Esse nome significa salvação e tem o propósito bem definido, desde antes do nascimento de Jesus o Cristo. Embora o Senhor Jesus tivesse sido crucificado e morto, Ele ressuscitou e o poder do Seu nome continua operando maravilhas ainda hoje.
1. PROCLAMADO PELOS APÓSTOLOS
1) Após a descida do Espírito Santo em Pentecoste - Pedro e os demais apóstolos testemunham em alto e bom som “...que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” (Atos 2.36).
2) A primeira pregação pós-Pentecoste frutificou - “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase 3000 vidas“ (Atos 2.41). Assim, nasceu a primeira Igreja cristã em Jerusalém: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações“ (Atos 2.42).
3) Assim a Jesusfobia começou - com a habitual ida de Pedro e João ao templo em Jerusalém “e Pedro e João subiam juntos ao templo à hora nona da oração“ (Atos 3.1). Eles encontram um mendigo, coxo de nascença com a idade de 40 anos. Este pede para eles uma esmola. Pedro responde: “não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda“ (Atos 3.6).
4) O homem é curado imediatamente - “E todo o povo o viu andar e louvar a Deus“ (Atos 3.9). Agora curado, ele dá testemunho diante de todos alegremente, louvando a Deus.
5) A reação das autoridades religiosas judaicas - ao perceber o alvoroço do povo e tendo ouvido a segunda pregação de Pedro e João sobre o poder do nome Jesus (leia Atos 3.15,26), foi mandar prender os apóstolos: “E lançando mão deles, os encerraram na prisão até o dia seguinte, pois já era tarde“ (Atos 4.3). No outro dia, os membros do Sinédrio reuniram-se para inquirir os apóstolos sobre: “com que poder ou em nome de quem fizestes este milagre?“ (Atos 4.7).
6) Simão Pedro cheio do Espírito Santo respondeu - “... em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressucitou dos mortos, em nome dele é que esse está são diante de vós” (Atos 4.10). As autoridades percebendo a convicção dos apóstolos, e sabendo que eram galileus, de uma região típica de pescadores incultos: “ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus” (Atos 4.13). Pedro e João foram liberados, com a severa sentença de que nunca mais deviam pregar sobre esse Nome. Claro que eles não obedeceram. Glória a Deus.
2. NOME TODO PODEROSO
1) O nome Jesus é Poderoso para Salvar – “... mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus“ (1Corintios 6.11). Mediante o sacrifício redentor na cruz, Jesus foi constituído pelo Pai Celestial “O único mediador entre Deus e os homens“ (1Timóteo 2.5).
2) O nome Jesus é Poderoso para operar milagres – “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados“ (Atos 16.17-18). O diabo, os demônios, feitiços, maldições, etc. não podem prevalecer contra o poder do nome do Filho de Deus. Nem contra os servos de Jesus Cristo que possuem aliança real com Ele. O nome também cura os enfermos, assim como os primitivos apóstolos operaram inúmeros sinais por meio do poder desse nome. Ainda hoje se você invocá-lo com fé ativa, você verá a glória de Deus.
3) O nome Jesus é poderoso na oração – “...tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda“ (João 15.16). O nome do Senhor Jesus é a chave que abre o céu. A fé é como a porta automática de um supermercado. Quando você se aproxima o suficiente, ela abre. Da mesma forma é o nome do Senhor Jesus. Quando você se aproxima do do trono celestial em nome d’Ele, as portas se abrem. Se as suas orações são feitas em nome d’Ele, há garantia de que o Pai te ouvirá.
4) O nome Jesus é poderoso na Pregação do Evangelho – “Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres“ (Atos 8.12). Ao anunciar as boas-novas, o Evangelho do Reino, devemos fazê-lo em nome do Senhor Jesus, pois Ele é o Senhor e Salvador do Reino dos céus. Devemos anunciar o nome do Filho de Deus, de maneira que as pessoas compreendam a mensagem. “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado“ (1Coríntios 2.2).
5) O nome Jesus é poderoso em tudo que fazemos – “E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3.17). A boa conduta cristã deve fazer parte do nosso dia-a-dia, não apenas no domingo. Deve estar presente no nosso lar, trabalho, escola e relacionamentos interpessoais. Deve expressar nossa fidelidade ao Deus único e verdadeiro, mas presente em nós pelo Seu Espírito Santo.
3. PODEROSO PARA SER EXALTADO
1) Quando nos reunimos em culto – As nossas reuniões, celebrações, enfim, todas as vezes que nos reunirmos para adorar a Deus, devemos exaltar o Deus triuno para que o nome de Jesus seja conhecido. “Em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor“ (1Corintios 5.4). Nossos momentos de comunhão como Igreja, não devem ser separados apenas para homenagens, veneração humana, política, desabafos terrenos. Quando nos reunirmos devemos centralizar a pessoa de Cristo. “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18.20).
2) Quando glorificarmos a Deus – A nossa forma de viver sobre qualquer circunstância, deve glorificar o nome do nosso Deus. “A fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo “(2Tessalonicenses 1.12).
3) Quando dermos ações de graças – Deus não recebe orações ou ações de graça que não sejam oferecidas por intermédio do nome do Seu Filho unigênito. “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo“ (Efésios 5.20). Assim, “por meio de Jesus pois, ofereçamos a Deus, sempre sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome“ (Hebreus 13.15). Somente o nome do Cristo vivo ao ser usado, é eficaz e agradável a Deus. O nome Jesus é o nome que está sobre todo nome! “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2.9-11). Deus o abençoe!
Comentários
Postar um comentário