VIVENDO A NOVA ALIANÇA EM FAMÍLIA - @P. JOTA MOURA ROCHA
VIVENDO A NOVA ALIANÇA EM FAMÍLIA
“Esta é a aliança que estabelecerei ... imprimirei as minhas leis no seu espírito e as gravarei no seu coração. Eu serei seu Deus, e eles serão meu povo” | Hebreus 8.10.
Casamento é o mais complexo relacionamento humano. Porém, é o mais realizador quando alcança o propósito para o qual Deus o criou. Não segundo ideologias e códigos humanos, mas conforme preceitua a Santa Bíblia - a infalível Palavra de Deus.
1. PROPÓSITOS DE DEUS PARA O CASAMENTO
1) Deus criou o casamento para refletir a Sua imagem. Nenhuma outra criatura alcançou esse propósito, nem os seres angelicais. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1.27)
2) Deus criou o casamento para evitar a solidão. Todos os demais seres vivos têm seus pares. A mulher constitui-se na consorte idônea para o homem. “Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2.18).
3) Deus criou o casamento para compartilhamento da vida. A solidariedade e apoio mútuo são a marca de um casal feliz. Compartilhar os sonhos e suas realizações deve ser a meta existencial do casal cristão.“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho” (Eclesiastes 4.9).
4) Deus criou o casamento para a continuidade da espécie humana. A semente da vida humana Deus colocou no homem e o óvulo a ser fecundado na mulher. Esta, pela fecundação acolhe em seu ventre o novo ser que traz a promessa da multiplicação da espécie. “E Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a...” (Gênesis 1.28a).
5) Deus criou o casamento para exercer o governo sobre a Terra. A fonte de todo o poder e autoridade está no Deus criador. Este, estabeleceu uma cadeia de autoridade sobre Sua criação. O ser humano é parte desta cadeia de autoridade. “...e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal sobre a terra.” (Gênesis 1.28b)
2. RECOMENDAÇÕES BÍBLICAS PARA O CASAMENTO
1) Que honremos a aliança do casamento. Quando buscamos o altar de Deus para selar os votos matrimoniais, Ele se torna testemunha de nossa aliança matrimonial. “E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, a mulher da tua aliança.” (Malaquias 2.14)
2) Que haja unidade na família. Quando alguém se casa, escolhe se tornar uma só carne com seu cônjuge. Relacionar-se sexualmente com outra pessoa constitui adultério. “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará” (Hebreus 13.4).
3) Que Deus seja parte do relacionamento conjugal. Ele o referenda como testemunha. Se o Senhor não é o Deus dos cônjuges, Ele não é parceiro. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.” (Salmos 127.1-2)
4) Que cumpramos as promessas feitas no ato do casamento. Amar, honrar, cuidar, ser fiel independente das situações da vida como riqueza ou pobreza, alegria ou tristeza, saúde ou enfermidade. “acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos“ (Cl 3.14-15).
3. LEMBRETES AOS QUE SE UNEM NO CASAMENTO
1) Término da individualidade exclusivista - Não há vida independente no casamento. Acabou-se a vida do tempo de solteiro. Inaugura-se a vida conjugal. “Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Filipenses 2.4)
2) Suporte e equilíbrio emocional. Faça do seu cônjuge o seu confidente e melhor amigo(a). “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.” (Gênesis 2.24)
3) Oportunidade de crescimento mútuo. Quem ama promove o bem estar e crescimento do outro. “Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel o criou.” (Isaías 41.20)
4) Desfrutem das bençãos da Aliança com Deus. “E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus; e lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coração e com toda a minha alma.” (Jeremias 32.38-41). Amém.
Comentários
Postar um comentário