DISCIPULADO - O Método do Divino Mestre

 
DISCIPULADO

O Método do Divino Mestre

@p. Jota Moura Rocha

“Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, 
batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” Mateus 28.19

Há diferença entre um método educacional que visa apenas transmissão de conhecimento e o que visa transmissão de vida. Jesus discipulava (Marcos 3.14; Lucas 6.40). Fazer discípulos é um processo de relacionamento interpessoal, que envolve professor e aluno em muitas experiências da vida real.

1. NO ANTIGO TESTAMENTO

1) O modelo de Deuteronômio 6.4-7 - Exige um relacionamento íntimo com o Senhor, demonstrado através da assimilação das palavras do Senhor, a serem vividas pelo discipulando.

2) O intercâmbio entre o mestre e o discípulo - Moisés considera os pais, como principais transmissores da vida de fé aos Seus filhos, porque o relacionamento entre pai e filho prolongado, estável, amoroso e variado é o contexto ideal para transmissão da vida espiritual.

3) A Vida como contexto - Na educação de crianças no lar é central, e a educação espiritual deve em primeiro lugar, ocupar o tempo dos pais em ajudar seus filhos a conhecer e caminhar na Lei do Senhor.

2. DISCIPULADO NEOTESTAMENTÁRIO

1) Muito do que se ensina hoje - como sendo “discipulado” foi extraído de uma situação bíblica específica, e está consignado no Novo Testamento, no contexto dos quatro Evangelhos.

2) Os discípulos nos Evangelhos - serviam ao Senhor Jesus em carne e osso, pessoalmente, após deixarem tudo para estar com Ele e seguí-Lo. 

3) Os doze foram ensinados pelo Senhor - Eles foram discipulados e chamados apóstolos, formando a base do governo da Igreja apostólica primitiva. Os Atos dos Apóstolos durante 40 anos de história da Igreja, que os discípulos serviam a Deus através do trabalho e obediência aos apóstolos. 

4) Os discípulos eram membros efetivos da comunidade de fé cristã - estavam envolvidos no trabalho e no funcionamento da Igreja apostólica primitiva, em amor e unidade sob o governo Apostólico. 

5) As Epístolas revelam à proporção que a comunidade cristã estruturou a administração - o termo “discípulo” desapareceu quase que completamente. A palavra não se encontra em nenhuma das epístolas. Entretanto, o trabalho que os discípulos faziam nos Atos dos apóstolos, agora é atribuído aos membros do Corpo de Cristo – A Igreja. 

6) Todos esses discípulos  membros da Igreja - além da certeza de salvação pela graça mediante a fé em Jesus Cristo, eram educados na Igreja através do apostolado e demais ministérios reconhecidos pela Igreja. “E ele (Jesus) mesmo, concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres...”  (Efésios 4.11-16).

3. RELACIONAMENTO FAMILIAR NA IGREJA

1) O relacionamento que deve existir na Igreja - é descrito nas palavras de Jesus em João 13.24: “Assim como eu vos amei, amem também uns aos outros”. 

2) A Igreja é uma comunidade de imitadores de Cristo - “como filhos amados, que vivem em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós” (Efésios 5.2; 2.19; 4.15).

4. EDUCAÇÃO E EVANGELIZAÇÃO NA MISSÃO

1) Semelhanças entre Educação e Evangelização - O objetivo da educação cristã é provocar uma reação de fé. Esta reação pressupõe a atuação do Espírito Santo na Igreja e envolve ativamente as pessoas. Em ambos, a reação é facilitada pelo relacionamento de amor.

2) O Testemunho da comunidade cristã -  Exige a prática do amor ágape que gera a comunhão, sendo a prova do discipulado verdadeiro (João 13.34,35).

3) O Testemunho ao indivíduo evangelizado - mostra que o relacionamento é importante (leia 1Pedro 2.12). Deve haver contato com não crentes (leia 1Corintos 5.9-13).  O cristão é uma “carta aberta escrita e lida por todos” (2Corintios 3.1-3). 

4) Devemos estar perto uns dos outros - para que possam ver a transformação operada pelo Espírito Santo (leia Gálatas 5.22). 

5) Devemos estar preparados para dar as razões da nossa fé - leia 1Pedro 3.15; 4.11, expressando amor, nunca agressivamente até com inimigos. Por isso, é necessário a educação cristã para capacitar os crentes para o evangelismo pessoal e coletivo.

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