A CAMINHADA DOS FILHOS DA LUZ | @p. Jota Moura Rocha



“Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia” (1Tessalonicenses 5.5a).

No musical “Ópera dos Três Vinténs”, de Bertold Brecht, o personagem Mecky Messer canta: “Alguns estão parados no escuro, outros na luz parados estão. Os que estão na luz nós enxergamos, os do escuro não enxergamos, não!”. Assim como há simplicidade na frase, também há profundidade na realidade da afirmação: há pessoas vivendo no escuro e há pessoas vivendo na luz. Há pessoas no lado escuro e há pessoas no lado ensolarado. 

1. TRANSPOSIÇÃO BÍBLICA 

Há pessoas que estão no lado sotavento de Deus e pessoas que recebem o sopro do seu Espírito. Aqueles, diante de cada raio de luz divina, imediatamente usam seus óculos de sol em sinal de maldade, medo, indiferença e egoísmo. Os outros se dispõem a receber o calor e o amor de Deus. “A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia. Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam” (Pv 4.18-19). 

Vejamos agora, a grande promessa: “Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia”. (1Ts 5.5a). Isso se refere a todos que são membros da Igreja de Jesus Cristo, todos que receberam o Espírito de Deus. O próprio Deus é luz: “Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma” (1Jo 1.5). E quem recebe o seu Espírito é um filho da luz: “Pois, outrora éreis trevas, porém agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Ef 5.8). 

2. SIGNIFICADO DA METÁFORA

Luz é uma ilustração para salvação, redenção, reconciliação e assim, alegria e felicidade. Andar na luz significa sair do domínio das trevas para o Reino de Deus: “Dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz. Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor” (Cl 1.12-13). Assim, os filhos da Luz iluminam o mundo seguindo Jesus: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12). Quem está na luz pratica a comunhão, a justiça e a verdade: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1Jo 1.7). A pessoa que está na luz de Deus é diferente de todos os que não conhecem a Deus. Ela não dorme espiritualmente, mas está atenta e receptiva para a vinda do Senhor que se aproxima: “A noite é passada e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne” (Rm 13.12-14). 

3. FILHOS DA LUZ SÃO REALISTAS 

Karl Marx levantou a acusação: “O cristianismo é o ópio do povo. Cristãos são sonhadores, otimistas, utópicos”. Ao contrário, os cristãos são realistas. Eles são muito conscientes. Eles contam com a volta de Cristo e organizam suas vidas nesse sentido, não com ociosidade e deixando as coisas correrem no caos. Agem com sobriedade e efetivamente também nos difíceis tempos finais. Assim, cristãos não são apenas otimistas, mas verdadeiros consoladores, porque possuem um olhar sobre a imperfeição humana e outro olhar para o alto, para o Senhor que a todos ama: “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu” (1Jo 3.1). 

4. FILHO DA LUZ NÃO SE CONFORMA COM O MUNDO 

Mantém seu óleo preparado em sua lâmpada (Mt 25.1-13). Ser filho da luz significa ser luz no mundo: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa” (Mt 5.14-15). O que nos incentiva é a alegria antecipada sobre o Reino de Deus. Ser filho da luz significa levar a luz na escuridão do mundo, na área de influência satânica. Significa não se amoldar ao mundo, mas também não se isolar: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou” (Jo 17.15-16). Assim Jesus brilhava como luz na escuridão: “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (Jo 1.5). Nós também, sendo discípulos de Jesus, devemos brilhar, refletindo a luz de Jesus! A maneira como nos relacionamos com as pessoas, revela nossa verdadeira espiritualidade. “Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos” (1João 2.9-11). Que o Senhor abençoe sua caminhada na Luz, para que a Graça e a Paz de Cristo Jesus, estejam presente em tudo que você vier a fazer. Pois andar com o Senhor, refletirá em você a Sua Luz, consequentemente o amor de Deus iluminará a vida de muitos, pois Ele é o caminho a verdade e a vida!

Comentários

Postagens mais visitadas