O CRISTÃO ALMA DO MUNDO!

 
O CRISTÃO ALMA DO MUNDO!

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. 
Mateus 5:13,14

Os cristãos, de fato, não se distinguem dos outros homens, nem por sua terra, nem por sua língua ou costumes. Com efeito, não moram em cidades próprias, nem falam uma língua exclusiva, nem têm algum modo estranho de viver à parte da sociedade da qual fazem parte.

1. INSERÇÃO NA SOCIEDADE

Sua doutrina não foi inventada por eles, graças ao talento e a especulação de homens curiosos; nem professam, como outros, algum ensinamento humano. Pelo contrário, vivendo em cidades gregas e/ou bárbaras, conforme a sorte de cada um, adaptam-se aos costumes do lugar quanto à roupa, ao alimento e ao resto, testemunhando um modo de vida admirável e, sem dúvida, paradoxal.

Moram na sua Pátria, mas como peregrinos. Enquanto cidadãos, de tudo participam como cristãos e suportam tudo como estrangeiros. Toda terra estrangeira é pátria para eles e toda pátria terra estranha.

2. ESTILO DE VIDA

Casam-se como todos os seres humanos e geram filhos, não abandonando os recém-nascidos. A mesa é comum, mas não o leito. Estão na carne, mas não vivem segundo a carne. Moram na terra, mas têm sua cidadania nos céus. Obedecem as leis estabelecidas, todavia superam-nas com seu estilo de vida. Amam a todos, mesmo sendo perseguidos por todos. São desconhecidos e, apesar disso, condenados. São mortos e, deste modo, lhes é dada a vida eterna. Pobres e enriquecem a muitos. Tudo lhes falta, e tem abundância de tudo. São desprezados e, no desprezo, e nesse desprezo são glorificados. São amaldiçoados pelos homens, mas justificados por Deus. São injuriados, e bendizem. São maltratados, e tributam honras. Fazem o bem, e são punidos como malfeitores. São condenados, e se alegram como se recebessem a vida. Pelos judeus são combatidos como estrangeiros, pelos gregos são perseguidos como seita.  Aqueles que os odeiam não saberiam dizer o verdadeiro motivo do ódio. 

3. ALMA DO MUNDO

Em poucas palavras, assim como a alma está no corpo, assim estão os cristãos no mundo. A alma está presente em todas as partes do corpo, assim como os cristãos estão em todas as partes do mundo. A alma habita no corpo, mas não procede do corpo. Os cristãos habitam no mundo, mas não são do mundo. A alma invisível está contida num corpo visível; assim como os cristãos são vistos no mundo, mas sua religião é invisível. A carne odeia e combate a alma, embora não tenha recebido nenhuma ofensa dela; porque esta a impede de gozar os prazeres mundanos. Embora não tenha recebido injustiça dos cristãos, o mundo os odeia, porque estes se opõem aos prazeres da carne. A alma ama a o corpo e os membros que a odeiam. Também os cristãos amam aqueles que os odeiam. A alma está contida no corpo, mas é ela que sustenta o corpo. Também os cristãos estão no mundo como numa prisão, mas são eles que salgam e iluminam o mundo. Encerrada no corpo, a alma é que faz a coesão do corpo. Os cristãos, igualmente estão de certo modo aprisionados no mundo, mas são eles que sustêm o cosmos.

4. ESPERANÇA CRISTÃ

A alma imortal habita em uma tenda mortal; também os cristãos habitam como estrangeiros em moradas que se corrompem, esperando a incorruptibilidade nos céus. A alma, quando  sem comidas e bebidas, aperfeiçoa-se na espiritualidade. Também os cristãos, martirizados a cada dia, mais se multiplicam. Tal é o posto que Deus lhes determinou, e não lhes é lícito dele desertar, até completarem sua missão de testemunhar a todos o Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Até que ELE venha!

fonte: texto da Carta a Diogneto, apologia cristã do II século.

Comentários

Postagens mais visitadas