AS 8 ALIANÇAS DE DEUS - @p. Jota Moura Rocha
AS 8 ALIANÇAS DE DEUS
O SENHOR para sempre se lembra de sua aliança, a Palavra que ordenou para mil gerações. Sl 105.8
A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude. A Bíblia fala de oito alianças diferentes, feitas com Seu povo.
1. CLASSIFICAÇÃO DAS ALIANÇAS
1) Quatro alianças são genéricas - ou seja: Edênica, Adâmica, Noética e a Nova são alianças feitas entre Deus e a humanidade em geral, não se limitando à nação de Israel.
2) Quatro alianças são personais - ou seja: Abraâmica, Mosaica, Canaãnica e Davídica, Deus fez alianças com a nação de Israel.
3) A Aliança Mosaica é também genérica pela lei moral - Ou seja, a lei contida nos 10 mandamentos que pode trazer benção ou maldição, dependendo da obediência ou desobediência do povo em geral.
2. ALIANÇAS DO ANTIGO TESTAMENTO
1) A Aliança Edênica - é encontrada em Gênesis 1.26-30; 2.16-17. Ela foi firmada no tempo da inocência e delineia a responsabilidade do ser humano para com a criação. Realça a proibição de Deus sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal.
2) A Aliança Adâmica - trata do juízo de Deus sobre a desobediência do primeiro casal. Incluía também as maldições proferidas contra a humanidade por causa do pecado de Adão e Eva, assim como a provisão de Deus através da promessa messiânica (leia Gênesis 3.15).
3) A Aliança Noética - foi uma aliança entre Deus e Noé (especificamente) e Deus e a humanidade (em geral). Depois do dilúvio, Deus prometeu à humanidade que nunca mais destruiria toda a vida na Terra com um dilúvio (leia Gênesis 9). Deus deu o arco-íris como sinal da aliança, a promessa de que toda a terra nunca mais teria um dilúvio e um lembrete de que Deus pode e vai julgar o pecado (leia 2Pedro 2.5).
4) Aliança Abraâmica - Neste pacto, Deus prometeu muitas coisas para Abraão (leia Gênesis 12.1-3, 6-7; 13.14-17, 15, 17.1-14; 22.15-18). Ele pessoalmente prometeu que faria o nome de Abraão grande (leia Gênesis 12.2), que Abraão teria inúmeros descendentes biológicos (leia Gênesis 13.16), e que ele seria o pai de uma multidão de nações (leia Gênesis 17.4-5). Deus ainda fez promessas a respeito de Israel. Uma outra provisão na Aliança Abraâmica é que as famílias do mundo seriam abençoadas através da linhagem física de Abraão (leia Gênesis 12.3; 22.18). Esta é uma referência ao Messias, que viria da linhagem de Abraão.
5) Aliança Canaãnica - os limites geográficos da aliança com Abraão são mencionados em mais de uma ocasião no livro de Gênesis (leia 12.7; 13.14-15; 15.18-21). Também conhecida como Aliança Palestínica amplia o aspecto de terra detalhado na Aliança Abraâmica (Deuteronômio 30.1-10). De acordo com os termos deste pacto, se o povo desobedecesse, Deus faria com que fossem espalhados pelo mundo (Deuteronômio 30.3-4), mas Ele acabaria restaurando-os como nação (v. 5). Quando a nação fosse restaurada, então eles O obedeceram perfeitamente (v. 8), e Deus fará com que prosperem (v. 9).
6) Aliança Mosaica - era a aliança condicional que ou trazia benção direta pela obediência ou maldição direta de Deus pela desobediência sobre a nação de Israel (leia Deuteronômio 11.26-28). Uma parte da Aliança Mosaica (Êxodo 20) era os Dez Mandamentos e o resto da Lei, que continha mais de 600 comandos, cerca de 300 negativos e 300 positivos. Os livros de história do Antigo Testamento detalham (Josué a Ester), como Israel sucedeu ou fracassou miseravelmente em obediência à Lei.
7) Aliança Davídica - A Aliança Davídica amplifica o aspecto da “semente” na Aliança Abraâmica (leia 2Samuel 7.8-16). Deus prometeu que a linhagem de Davi duraria para sempre e que o seu reino jamais deixaria de existir permanentemente (v. 16). Este futuro rei é Jesus o Messias (leia Lucas 1.32-33).
3. NOVA ALIANÇA DO NOVO TESTAMENTO
1) A Nova Aliança é o oitavo pacto feito tanto com judeus e gentios - Na Nova Aliança Deus promete perdoar os pecados, e haverá um conhecimento universal do Senhor (leia Jeremias 31.31-34).
2) Jesus Cristo veio cumprir a Lei de Deus - e inaugurar mediante Seu sacrifício na Cruz do Calvário, a nova aliança entre Deus e Seu povo (leia Hebreus 9.15). Isso implica na reconciliação dos homens com Deus e uns com os outros, derrubando a parede de separação entre todos (leia Efésios 2.11-16).
3) Agora estamos sob a Nova Aliança - tanto os judeus quanto os gentios podem ser livres da penalidade da Lei do pecado, desde que entreguem suas vidas a Cristo Jesus (leia Romanos 8.1-5). Agora temos a oportunidade de receber a salvação pela graça de Deus em Cristo, mediante a fé, como um dom gratuito (leia Efésios 2.8-9).
Comentários
Postar um comentário