PROPÓSITOS DA MISSÃO CRISTÃ
@p. Jota Moura Rocha
“Vocês também sabem que fiz tudo para ajudar vocês, anunciando o evangelho e ensinando publicamente e nas casas. Eu disse com firmeza aos judeus e aos não-judeus que eles deviam se arrepender dos seus pecados, voltar para Deus e crer no nosso Senhor Jesus” (Atos 20.20-21).
A missão da Igreja é ser Cristo para o mundo: “Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós” (Jo 20.21). Não se deve confundir aqui. O Senhor da Igreja com a Igreja que é o Seu corpo na Terra. Ele foi historicamente encarnado na Galileia há mais de 2 mil anos. A Igreja é o organismo em que Cristo está presente junto a seus membros que cumprem a Missão (Mt 28.20). Só Cristo é o Senhor e Salvador e a Igreja é a responsável pela difusão dessa verdade (Mt 16.15). O sacrifício de resgate pelo pecado só Cristo oferece, porém, a Igreja é chamada a servir como Jesus serviu (Lc 22.27). De acordo com a visão que tivermos da missão/propósito de Jesus, igualmente será a missão/propósito da Igreja. Consideremos pois 5 propósitos fundamentais da missão cristã.
1. O KERIGMA DO EVANGELHO
Significa o mesmo que proclamação das verdades salvíficas das “Boas-novas em Cristo” (1Co 15.1-4). Foi o que Jesus fez (Mt 4.23) e ordenou aos seus discípulos fazerem (Mt 10.7). A mensagem de Jesus conclamou os homens a se decidirem, tomando uma posição frente a Ele em arrependimento e fé (Mc 1.14,15). Jesus exige uma decisão para a vida, numa disposição de observar tudo quanto Ele tem mandado (Mt 28.20). Assim, a Igreja como discípula que segue ao Seu Mestre, deve anunciar o Evangelho a todos os que ainda não renasceram, desafiando-os ao arrependimento e fé em Jesus Cristo para segui-Lo por toda a vida (Rm 1.16; 1Co 9.16; 1Tm 4.2).
2. O DIDACHÊ DA DOUTRINA
Significa o mesmo que ensino das verdades deixadas por Jesus, aos recém-nascidos discípulos (At 1.1-3). Foi o segundo aspecto do ministério de Jesus (Mt 4.23) que por isso é o Mestre (Mt 7.28-29). Jesus enfatizou o Reino de Deus (Mt 5.13), destacando a Soberania divina. O cristão, como Cristo deverá viver em submissão e obediência ao Pai Celestial. Deve centrar-se na pessoa de Jesus Cristo, Sua vida e preceitos. A missão da Igreja inclui ensinar todo o conselho de Deus em Cristo (At 20.25-27).
3. A DIACONIA DO SERVIÇO
O termo diaconia na Bíblia é traduzido por ministério, serviço, socorro, ministração e distribuição (Rm 12.7). Jesus resolveu as necessidades dos homens de seu tempo, demonstrando interesse pelo ser humano inteiro (Mt 10.7,8), sendo exemplo máximo de serviço (Mc 10.45). É impossível separar no seu ministério, suas obras de suas palavras. É impossível separar no seu ministério, suas obras de suas palavras. O serviço cristão deve ser motivado pelo amor e compaixão de Cristo a favor do próximo (Lc 22.26,27).
4. A KOINONIA DA COMUNHÃO
Koinonia é a palavra grega que designa a Comunhão e Compartilhamento da vida e dos bens em comum que há em Cristo (At 2.42). Jesus escolheu os doze apóstolos para estarem com Ele (Mc 3.13-15). Viviam juntos,tendo tudo em comum; exemplo seguido depois pela Igreja de Jerusalém (At 4.32). Daí, a palavra comunidade se aplicar bem à Igreja, visto ser ela a comunio fide, comunhão de fé. O que implica em: permanência na companhia de outrem e participação na sua amizade (2Co 6.14) por causa da vida em Cristo (1Jo 1.3-7); participação em suprimentos materiais (Rm 15.26); cooperação no trabalho cristão (Fl 1.5); união e acordo na doutrina (Ef 3.9) unidade espiritual (Fl 2.1); participação na ação evangelizadora (1Co 1.18-20) e em experiências comuns (2Co 1.7; Hb 10.33), participação da natureza divina (2Pe 1.4).
5. A LATREIA DA ADORAÇÃO
O termo grego latreia é traduzido por louvor, adoração, exaltação e culto à Divindade. Quando usado no NT, refere-se a adoração prestada pela Igreja como santuário de Deus em Espírito (1Pe 2.5). Através da fé em nosso Senhor Jesus Cristo, oferecemos nossa doxologia de louvor pelo dom da vida eterna. A palavra Leitougia, traduzida por liturgia enfatiza o serviço sacerdotal do cristão direto a Deus (Ef 5.18-21). Fala de sua vida devocional, que inclui a oração em suas diversas formas, bem como a meditação na revelação divina contida na Sacra Escritura, a Bíblia. Sem alienar o servio que fazemos desinteressadamente ao próximo, em nome e no amor de Cristo. Latreia finalmente, desafia-nos a uma renovação litúrgica de amor/paixão pelo Senhor de nossas vidas.
A Igreja no poder do Espírito Santo é o instrumento escolhido por Deus, para levar a cabo a missão do Reino iniciada por Jesus Cristo. A missão inclui a restauração do ser humano e de toda a criação. Na Igreja e por meio dela, se faz visível o Reino de Deus, em virtude do que ela é, atualiza a obra realizada por Jesus Cristo e antecipa a consumação do propósito de Deus para toda a humanidade.
A missão cristã é a missão da totalidade da Igreja e não exclusivamente dos que se dedicam à pregação do Evangelho. Para o cumprimento de sua missão, a Igreja não depende de sua força política, ou de seus recursos humanos e econômicos, seu número de membros, senão do poder do Espírito Santo (At 1.8). Para esse fim, o necessário é uma maneira criativa, fiel ao Senhor, cujo estilo de vida a nível pessoal e comunitário reflita o propósito da redenção de Deus em Cristo.
Comentários
Postar um comentário