A VIDA EMPODERADA PELO ESPÍRITO - ROSALEE MILLS APPLEBY


 A VIDA EMPODERADA PELO ESPÍRITO

“Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

Autora: Rosalee Mills Appleby

A presença do Espírito Santo é central e vital para as atividades da Igreja de Cristo na terra. Nada vale mais do que esta verdade. Fora Dele, a sabedoria é falha e a força humana é fraqueza. A Igreja é chamada “Casa de Deus”, “Casa de Oração”, “Edifício de Deus”, “Vinha de Deus”, “Rebanho” cujo Pastor é Cristo, “Esposa do Cordeiro”, o “Corpo de Cristo”.

1. REGENERAÇÃO & PODER

1) Somente o povo espiritual -  pela regeneração do Espírito, pode merecer o título de “pedras vivas” e somente as pessoas batizadas e cheias do Espírito Santo, podem exercer o ministério com resultados espirituais permanentes.

2) A instrução e a cultura são cegas - para as verdades espirituais, até que Ele, o Espírito Santo, a ilumine. A adoração é mera idolatria, até que Ele a inspire. A pregação se torna insipiente se não houver nela uma demonstração do Poder do Espírito. E se Ele não der a inspiração, até mesmo a oração é ineficaz. 

3) Recursos humanos de alta erudição - organizações, dinheiro e entusiasmo, reforma e filantropia, são nada se o Santo Espírito de Deus não lhes imprimir o selo de Sua presença.

4) A energia da carne pode produzir - belas aparências, criar entretenimentos agradáveis e mesmo levantar milhões; porém é a Presença do Espírito Santo que torna um edifício o “Templo do Deus Vivo”.

2. O PODER DO ESPÍRITO PROMETIDO

1) O batismo no Espírito Santo é para nós Hoje - A infalível Palavra de Deus assim nos diz: “E acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão. e vossos jovens terão visões.” (Joel 2.28). O doutor Lucas registrou: “Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias” (Atos 1.5).

2) Profetas falaram inspirados pelo Santo Espírito - Deus o Pai, prometeu o Espírito. E Deus o Filho, confirmou: “Ora se vós, que sois Maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai Celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11 .13.)

3) Jesus Cristo experimentou o Poder do Espírito Santo - Ele não operou milagres, até que foi ungido pelo Espírito e prometeu o Espírito aos Seus seguidores: “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1.8.)

4) O último mandamento de Jesus - a Seus discípulos, foi sobre a plenitude ou enchimento do Espírito: “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai: Permanecei pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24.49).

3. A IGREJA DE ATOS RECEBEU O PODER

1) Pedro pregou aos convertidos em Pentecostes - que a promessa do poder do Espírito Santo era para eles, seus filhos e as gerações vindouras: “Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor nosso Deus chamar” (Atos 2.39).

2) Paulo o maior cristão de todos os tempos - teve a gloriosa experiência no Espírito: “Então Ananias foi e, entrando na Casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão. o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”  (Atos 9.17.)

3) O apóstolo Paulo orou para que os efésios recebessem o poder do Espírito - “Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o Seu Espírito, no homem interior” (Efésios 3.14-16).

4) Os diáconos eram escolhidos entre os cristãos cheios do Espírito - “Mas irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço” (Atos 6.3). 

4. O NOVO TESTAMENTO TESTIFICA

1) Os samaritanos foram cheios do Espírito depois de sua conversão - “Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo.” (Atos 8.14-18).

2) Cornélio e outros gentios foram batizados com o Espírito Santo - “Pedro ainda falava estas cousas, quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a Palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo” (Atos 10.44. 45).

3) O Dr. Lucas relata o derramar do Espírito Santo sobre os convertidos de Éfeso - “Aconteceu que estando Apolo em Corinto, Paulo tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo. Então Paulo perguntou: Em que pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João. Disse-lhes Paulo: João realizou o batismo de Arrependimento, dizendo ao povo que cressem naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. Eles tendo ouvido isto, foram batizados em nome do Senhor Jesus. E impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo e tanto falavam em línguas como profetizavam. Eram ao todo uns doze homens” (Atos 19.1 -7).

4) Os cristãos de todas as épocas são exortados a serem cheios do Espírito - O saudoso evangelista Billy Graham diz que o cristão que não busca ser cheio do Espírito, está pecando: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5.18). 

A Palavra inspirada por Deus decreta que Jesus Cristo é o mesmo, pelos séculos sem fim: “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre.” (Hebreus 13.8).


Comentários

Postagens mais visitadas