APRENDENDO A SERVIR COM JESUS



“Bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mateus 20.28)

Diz um ditado popular, que quem não vive para servir, não serve para viver. Creio que esta verdade aplica-se a todos os salvos em Cristo, porque fomos salvos para servir a Deus e ao próximo. E o que dá sentido a nossa vida cristã, é o serviço que prestamos ao Senhor Jesus Cristo.

Se você quiser realmente ser grande, a direção que deve seguir é descendente. Você deve descer para a grandeza (Bill Hybels).

1. JESUS NOS ENSINA A SERVIR

1) Jesus nos ensina a servir pelo exemplo - Em João 13, Ele tomou a toalha e a bacia, e lavou os pés de seus discípulos. Não foi coagido a fazer, mas em completo desprendimento e amor pelos seus, ensina-nos a grandeza de ser servo. O Espírito Santo clama por líderes servos que tomem a toalha e a bacia, e sejam simplesmente servos. Que o exemplo maior de nosso Senhor Jesus, nos faça a cada dia humildes e operosos em sua Obra, servindo com amor.

2) Jesus nos ensina a servir por amor - A melhor resposta que temos da linda atitude de Jesus, em lavar os pés dos seus discípulos, está no verso 1 de João 13 “Tendo amado os seus, amou-os até o fim”. Jesus nos ensina que o serviço deve ter como motivação o amor. A essência do serviço cristão é o amor. Ao realizarmos qualquer obra para Deus; antes d’Ele julgar a obra em si, julga primeiro a motivação daquele serviço. Que a nossa motivação seja “o amor derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5.5). Ao chamar Pedro para o santo serviço do Reino, Jesus vai direto ao ponto: “Simão filho de Jonas, amas-me mais do que a estes... Ele respondeu: Sim Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas” (João 21.15).

Aprendemos com Jesus que o ser deve preceder sempre o servir. É notável no Evangelhos, que antes de fazer o bem a todos, Jesus movia-se de íntima compaixão. “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9.36).

3) Jesus nos ensina a servir com humildade - Serviço e humildade, naturalmente não andam juntos no cotidiano de muitos. A competição pelos melhores postos e a busca pelo aplauso e reconhecimento, sem dúvida é a proposta mais aceita por aqueles que priorizam seus próprios interesses. Os dias de Jesus, não eram diferentes dos nossos. Foi num ambiente grassado pela arrogância humana, que o Senhor ensinou a contracultura da humildade. Jesus viveu a humildade que pregou. Quando o apóstolo Paulo insistiu com os cristãos de Filipos para servirem uns aos outros, ele fez menção da vida de Jesus e lembrou aos amigos, a verdadeira fonte de sua força - “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Filipenses 2.5).

2. SERVIDÃO VERSUS SERVIÇO

1) Fomos resgatados do mundo de pecado para servir a Deus - O momento da conversão marca a entrada no Serviço do Senhor. Fomos chamados para trabalhar na Obra do Senhor e Ele conta conosco. “Filho, vai hoje trabalhar na minha vinha“ (Mateus 21.28). “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lucas 9.62).

2) Antes servidão agora serviço - Servidão significa escravidão. “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão” (Êxodo 20.2). Deus ao chamar Moisés para a missão de libertar o povo de Israel da servidão, deixou claro o propósito desta libertação - Serviço.

“Certamente Eu serei contigo, e isto te será por sinal de que Eu te enviei: quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte” (Êxodo 3.12).De igual modo, como Igreja resgatada pelo Sangue de Cristo (leia 1Pedro 1.18,19), fomos salvos da servidão do pecado para servirmos a Cristo (leia Romanos 6.16-18).

3) Propostas da servidão para que não sirvamos a Deus

 Sirva a Deus sem perder o vínculo com o mundo: “Então clamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra” (Êx 8.25). 

 Sirva a Deus mas não progride na vida espiritual: “Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor, vosso Deus, no deserto; somente que indo, não vades longe...”(Êx 8.28).

Seja o nosso desejo de ir longe na santificação (Apocalipse 12.11), ir longe na oração (1Tessalonicenses 5.17), ir longe no estudo da Bíblia (Jeremias 15.16), ir longe na evangelização (Atos 1.8), ir longe na adoração (João 4.20-24).

 Sirva a Deus mas não te importes com a salvação de tua família: “E Moisés disse: Havemos de ir com nossos meninos e com os nossos velhos, com os nossos filhos e com as nossas filhas...”(Êxodo 10. 8,9). Não sosseguemos, até vermos toda nossa casa salva por Jesus, conforme promessa bíblica (leia Atos 16.31).

 Sirva a Deus mas não oferte e nem dizime “Então Faraó chamou a Moisés e disse: Ide, servi ao Senhor, somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas...” (Êxodo 10.24). Sirvamos a Deus com tudo que somos e temos, honrando ao Senhor sempre com as primícias de toda a nossa renda (leia Provérbios 3.9), sendo fiéis nos dízimos e nas ofertas para sua Obra (leia Malaquias 3.8-10).

3. NOSSO SERVIÇO A DEUS

1) O Serviço Sacerdotal - Este serviço tem caráter devocional (leia 1Pedro 2.5). Pelo Sangue de Cristo fomos feitos reis e sacerdotes para Deus (leia Apocalipse 5.8,9). 

2) O Serviço Promocional - Espera-se de cada salvo seja um promotor das Boas-novas de Salvação (leia Isaías 52.7), pregando o Evangelho a toda criatura (leia Marcos 16.15).

3) O Serviço Celestial - Quem imagina que o Céu é um lugar de inatividade, engana-se grandemente. A Bíblia nos assevera, que por toda a Eternidade, serviremos ao Senhor, com o maior dos serviços - a adoração. “E ali nunca mais haverá maldição contra alguém, e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão” (Apocalipse 22.3). 

Comentários

Postagens mais visitadas