O PODER DA UNIDADE NA MISSÃO
A Igreja de Corinto estava tendo um problema sério de divisão. Ela se dividiu basicamente em 4 grupos: o grupo de Paulo, o grupo de Cefas/Pedro, o grupo de Apolo e o grupo de Cristo. Paulo escreve a 1a carta aos Coríntios e roga para que cesse as divisões. Na unidade cada um abre mão do seu pensamento próprio para caminhar junto numa mesma visão, num mesmo propósito. Jesus disse que o mundo só o conheceria se visse o espírito de unidade na Igreja (leia João 17.21-23).
1. IMPEDIMENTOS À UNIDADE
1) Egocentrismo – porque acham que sua opinião ou seu jeito de fazer é melhor do que o de seu líder.
2) Competição - querem sempre estar certos e melhores que os outros ou que seus líderes.
3) Auto-pastoreio – não conseguem se abrir para serem ensinados, conduzidos, pastoreados e caminhar no rebanho como ovelhas.
4) Opressão maligna – Em alguns casos é um legado de orfandade, quando as pessoas não tiveram a figura paterna presente e acolhedora na sua infância.
5) Visão distorcida do Reino – trata-se de um “espírito de bode”, que gera pessoas solitárias. Mas para todos esses casos é possível a cura e a libertação em Cristo Jesus.
2. O PODER DE GERAR FORÇA
1) Deus habita no meio da unidade - (Leia Mateus 18.19-20). Porque um ajuda ao outro (leia Eclesiastes 4.9-12). Porque o ambiente gerado pela unidade estimula e encoraja a todos (Leia 1Coritios 1.10).
2) Conexão com a mesma visão - gera o ambiente onde todos falam a mesma língua e lutam para conquistar alvos e propósitos.
3) Credibilidade e confiança - nas pessoas que chegam nesse rebanho. Ambiente em que as pessoas criticam umas às outras e seus líderes, gera desconfiança em quem chega.
4) Força para resistir a oposição - Satanás tem todo interesse em afastar as pessoas da unidade, já que sozinhas elas ficam mais vulneráveis (leia Hebreus 10.24,25).
3. O PODER DO COMPANHEIRISMO
1) Estamos envolvidos em muitas batalhas diárias - Todos os dias você tem desafios que precisam ser superados, todos os dias você tem lutas que estão sendo travadas, seja no trabalho, seja na família, seja no ministério da Igreja. E se estivermos sozinhos nisso tudo, só existe o resultado da derrota.
2) Melhor é serem dois - como diz Eclesiastes 4.9-12. O que o texto está dizendo é que se você vive a vida cristã sozinho, na hora em que cair, não vai ter ninguém que te ajude a levantar. Porém, se você anda sempre em unidade, quando precisar, sempre vai ter alguém para te ajudar.
3) Devemos caminhar juntos - Para que você esteja envolvido na mesma visão ministerial, caminhando junto com outros irmãos, lado a lado. Não queremos ver você sendo derrotado porque está caminhando sozinho.
4. O PODER DO SOBRENATURAL
1) Temos que orar juntos como Igreja - em unidade, pois isso tem o poder de liberar o sobrenatural de Deus em nosso meio.
2) O Senhor Jesus ensinou -”tudo o que ligardes na terra, terá sido ligado nos céus [...] se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, Deus irá fazer” (Mateus 18.18-20).
3) O poder de prevalecer - “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja [Em outras palavras, sobre esta pedra edificarei a minha Eclésia]” (leia Mateus 16.13-18). Jesus tinha o propósito no coração de formar a Sua equipe de ministros, de edificar a Sua Eclésia, Sua Igreja. Assim, Ele conclui o texto: “e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra Sua Igreja.
4) Coisas que você sozinho pode fazer - orar, repreender e resistir o mal e prevalecer em Cristo. Todavia, você sempre vai precisar da ajuda da Igreja do Senhor. Para andarmos juntos, precisamos estar em unidade, para prevalecer contra o inimigo.
5. O PODER DE IR MAIS LONGE
1) As gaivotas nunca voam sozinhas - e sempre voam em formato de V. Quando a gaivota líder fica cansada, vai descansar atrás, onde a resistência é menor. As demais gaivotas emitem um som de motivação para as que lideram o bando, afim de não pararem. Dessa forma, as gaivotas conseguem voar em unidade 70% mais do que se estivessem voando sozinhas.
2) A unidade tem o poder de nos levar mais longe - a Igreja apostólica de Atos foi exemplo de tantas coisas preciosas, poderosas e maravilhosas que aconteceram do meio deles. “Eles perseveraram unânimes em oração no Cenáculo até receber o Espírito de Pentecoste”.
3) O resultado veio pelo crescimento exponencial da Igreja - (leia Atos 2.42-47). O nosso Deus é um Deus grande, que tem grandes coisas para Sua Igreja unida. Sozinho eu não posso chegar em lugar nenhum, mas juntos, nós temos o poder de mudar toda a comunidade para honra e glória do Senhor.
4) Catalizando as bençãos - A unidade espiritual com Deus. Se formos um com Ele, o Seu Reino estará em primeiro lugar na nossa vida. A unidade no casamento e na família, pois quando há concordância no lar, tudo se torna possível (Mateus 18.19). A unidade na visão da Igreja. Quando nossa relação é de aliança, Deus renova suas bençãos sobre nós. Unidade com a equipe ministerial. Devemos fazer tudo com espírito de equipe buscando a excelência. A unidade, portanto é o propósito de Deus para o seu povo.“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união” (Salmos 133.1).
Comentários
Postar um comentário