O GRITO DA MEIA NOITE
“À meia-noite ouviu-se um grito: EIS O NOIVO! Saiam ao encontro dele!” Mateus 25.6
Meia-noite na Bíblia é sinônimo da hora de Deus agir. Geralmente é uma hora decisiva, uma hora crucial para algo acontecer. Deus disse a Moisés que à meia-noite, passaria no Egito para ferir todos os primogênitos (Ex 11.4,5). Isto não significa dizer que Deus só trabalha e age à meia-noite. Mas é um horário que para os judeus tem um grande significado na história da nação de Israel. Nós os cristãos, não devemos fazer deste horário um amuleto, passando a acreditar que Deus vai entrar em ação para fazer grandes coisas por nós somente à meia-noite.
1. INTERVENÇÕES DA MEIA NOITE
É fato que há no texto sagrado, muitos acontecimentos relacionados a ações de Deus à meia-noite. Uma coisa é certa, Deus não dorme nem tosqueneja, Ele está sempre de prontidão para nos socorrer e nos dar vitória. Vejamos oito fatos na Bíblia, que aconteceram a meia-noite:
* A morte dos primogênitos no Egito (Êxodo 11.4; 12.29).
* A vitória de Gideão e os 300 sobre os midianitas (Juízes 7.19).
* Sansão arranca e leva sobre os ombros o portão da cidade de Gaza até o cume do monte (Juízes 16.3).
* Rute deita-se aos pés de Boaz, que foi seu remidor e tornou-se seu esposo (Rute 3.8).
* O poeta se levanta para louvar ao SENHOR (Salmos 119.62).
* Depois de quatorze dias a deriva no mar, surge uma esperança para Paulo e 276 homens (Atos 27.27,37).
* Uma batida na porta de um amigo à meia noite para pedir três pães emprestados (Lucas 11.5-6).
* O noivo da parábola das 10 virgens, chegou para as bodas (Mateus 25.6).
2. À MEIA NOITE
“Mas à meia noite...”. Momento de densas trevas. Todos dormem ficando inconscientes. Instante decisivo. O tempo profético. O cumprimento da profecia maior. A Igreja fiel preparada. Vestes e candeias acesas. O óleo de reserva. Não pode haver descuido. O momento especial e decisivo para a Igreja fiel. Vigilante e preparada aguarda o toque da última trombeta. A Igreja atenta aos sinais. Vinda do “Dia do Senhor”. Completa vigilância. Para a Igreja, grande salvação. Para o mundo, a perdição. O mundo, descomprometido com a profecia a ignora, na hora mais escura da noite. Como na noite quando nasceu o Salvador. Belém dormia. Não sabia da boa nova. Mas os pastores vigiavam atentos.
3. OUVIU-SE O GRITO
“O esposo está vindo”. A Igreja fiel, tipificada nas virgens prudentes, preparada para as bodas, ouve o grito. A Igreja infiel, tipificada nas virgens loucas, despreparada também ouve, mas não entra para a festa. Fica de fora, pois suas lâmpadas se apagaram. Elas não tinham azeite de reserva. Chegaram tardiamente, a porta se fechara.
4. TEMPO DE DESPERTAR
“Então todas aquelas virgens se levantaram”. Acordaram e prepararam suas candeias. Mas as insensatas entram em pânico, ao descobrirem que não têm azeite. Elas pedem um pouco emprestado das virgens prudentes e recebem um “não.” O problema é que o azeite do Espírito Santo não é algo que se empresta. Ou você tem unção ou não tem. “Quem não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8.9). As virgens prudentes são pessoas realmente salvas pela fé em Jesus. As loucas apenas professam uma religião. A salvação é pessoal, não é hereditária e não passa de uma pessoa para outra. As virgens insensatas saem em busca de azeite, mas agora é tarde demais.
5. ENCONTRO COM O NOIVO
“Chegou o noivo, e as que estavam preparadas entraram com Ele para as bodas.” E fechou-se a porta. De nada adianta as insensatas clamarem diante da porta: “Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!” O noivo responde que não as conhece. Todas as 5 ocorrências da expressão “Senhor! Senhor!” na Bíblia, são de pessoas que não criam em Jesus e nem aguardam Sua segunda vinda (Mt 7.21, 22; 25.11; Lc 6.46; 13.25).
Os primeiros cristãos esperavam a volta de Jesus com grande expectativa. Cristo prometeu voltar e nos levar com Ele para a Casa do Pai. “Vou preparar lugar para vocês... e voltarei, e vos levarei para estarem onde eu estiver” (João 14.3). O apóstolo Paulo esperava estar vivo na parousia: “...nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor...” (1Tessalonicenses 4.17). Quando você vive na expectativa da volta de Jesus, percebe que não há tempo a perder.
“à meia noite ouviu-se um grito”. Quem tem ouvidos para ouvir ouça! O Espírito Santo está falando à Igreja. O evangelho está sendo pregado em todo o mundo. Todos tomarão conhecimento do juízo iminente. A Igreja fiel preparada aguarda o soar da última trombeta. Maranata! Jesus vem! Este é o nosso grito. Vem!
6. CHAMADA FINAL
“Aí vem o esposo, sai-lhe ao encontro.” Cumprimento do “Projeto Vem!” Aí vem o esposo. As bodas profeticamente já aconteceram. A união de Jesus e Sua amada Igreja, lavada e remida pelo Seu precioso Sangue. A Igreja infiel e o mundo lamentarão. Para o mundo incréu virá o grande Juízo Final. Homens desmaiarão de terror. Poderes do céu se abalarão. “... saí-lhe ao encontro”. O encontro final e definitivo. Junto com Cristo a Igreja entra na “casa do Pai”. Isaque e Rebeca, são uma tipologia das bodas do Senhor Jesus e Sua amada Igreja. O divino esposo e a sua esposa redimida. Nada é mais precioso e significativo. O raiar do dia eternal. Passear nas ruas de ouro da nova Jerusalém, a cidade santa. Desfrutar das delícias de uma eternidade para tabernacular com Deus.
Jesus virá para ser “glorificado nos seus santos” (2Tessalonisenses 1.10) O grande dia do Senhor está chegando. Tudo está pronto e falta muito pouco! Nosso sentimento é que quanto mais passam os dias, mais amamos a Jesus e a sua vinda. Maranata é a nossa oração identificação. Maranata é o nosso estilo de vida. Maranata é nosso grito de esperança! O nosso anseio maior. A Igreja fiel estará pronta para este momento. Lombos cingidos e candeias acesas. Óleo de reserva. Conversão e Batismo no Espírito Santo. Em santificação. Separada do mundo e de tudo o que ele produz. Ativa, vigilante e frutífera. Preparada para a partida. Vestes nupciais. Em condições de participar da festa das bodas do Cordeiro, que está prestes a chegar. Portanto“Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos” (1Corintios 16.13). Até que ELE venha! AMÉM!
Comentários
Postar um comentário