COMO CUIDAR DA FAMÍLIA - @p. Jota Moura Rocha

COMO CUIDAR DA FAMÍLIA

“Mas, se alguém não cuida dos seus, e principalmente dos da sua família,
negou a fé, e é pior que o incrédulo.” (1Timóteo 5.8)
@P. JOTA MOURA ROCHA
A preciosa Palavra de Deus nos orienta sobre o cuidado que devemos ter com os que são com a nossa família. Aqueles a quem Deus nos confiou para zelar, servir e amar. O Apóstolo Paulo declara que aquele que não cuida bem dos seus familiares, “negou a fé e é pior do que o incrédulo”.
1. O CUIDADO MATERIAL
Quando a Bíblia nos fala do cuidado para com a nossa família, está falando primeiramente do cuidado com a manutenção e o sustento das coisas básicas como roupas e alimentos. O que ninguém deve imaginar é que o cuidado que devemos ter com os nossos resume-se apenas nisto, além deste, precisamos atentar para o cuidado emocional e também para o cuidado espiritual.
2. O CUIDADO EMOCIONAL
Diz respeito ao afeto que precisamos dispensar àqueles que Deus nos deu para amar. A Bíblia diz: “Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira...” (Salmos 2.12). Pais precisam demonstrar aos filhos que os amam através de gestos de carinho e de cuidado. Cônjuges precisam demonstrar amor um ao outro, através de palavras, gestos e na preocupação com a satisfação sexual do outro: “O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro... para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” (1Corintios 7.3-5).
Uma maneira de demonstrarmos cuidado emocional para com as pessoas que amamos é nos dirigirmos a elas sempre com palavras agradáveis e livres de arrogância e grosseria: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” (Colossenses 4.6). A obrigação do cristão é usar palavras agradáveis para falar com quem quer que seja, muito mais ainda para com os da sua família.
3. O CUIDADO ESPIRITUAL
Somos responsáveis diretos por conduzir os nossos familiares no caminho que agrada a Deus: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22.6). Pais cristãos tem a missão de plantar o amor ao Senhor no coração de seus filhos. Cônjuges têm o dever de levar um ao outro cada vez mais perto de Deus (Eclesiastes 4.9-10).
Estamos vivendo em dias que muitos não têm realmente desejado que suas famílias estejam aos pés de Cristo. Josué também conviveu com pessoas assim, e lhes disse: “...escolhei hoje a quem sirvais... porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Josué 24.15) E você? Já decidiu o que quer para a sua família? Devo ter com a minha família, não só o cuidado material, mas também o emocional, e principalmente, o espiritual. Assim poderei sempre declarar que eu e minha casa pertencemos ao Senhor Jesus Cristo.
4. IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA 
1) Para a sociedade – A família molda o caráter dos indivíduos. Não podemos provar a virtude de alguém tendo com ele apenas um relacionamento por meio de mensagens e e-mails. Crescimento e maturidade só são alcançados com interação interpessoal e isso tudo tem inicio na família. Através da família os vínculos são fortalecidos formando indivíduos capazes de estabelecer relações duradouras.  
2) Numa sociedade sem base familiar – Falta modelos a serem seguidos. A sociedade sem família como base não tem bons e variados modelos em que se apoiar. É no lar cristão que somos preparados por Deus para as lutas do dia a dia. A falta de vínculos afetivos nas sociedades em que a família tradicional não é valorizada, as pessoas sofrem pela falta de vínculos afetivos. A falta de raízes quando crescemos em um lar estruturado, mesmo depois de passar muito tempo longe de nossa família, ainda temos para onde voltar.  
3) O que leva à desestruturação da família - Quando Jesus não é a base da família; Quando ocorre uma fatalidade; Quando o egoísmo se instala no lar e o amor saiu pela janela.
4) Segredos de uma família estruturada – Deixe Jesus ser o Senhor de sua família; Vença a indecisão; Reaja com fé e otimismo às circunstâncias difíceis e Cuide com amor e reciprocidade dos seus familiares.
Uma família aos pés de Jesus é canal de bençãos para a sociedade. Creia que o Senhor cuida do seu lar e não desista diante das lutas e dos problemas que surgirem em sua casa, pois há solução em Deus. Só assim teremos famílias abençoadas que transformarão a sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas