CR #052: A FESTA DAS TROMBETAS HOJE
Ap. Jota Moura
A
trombeta simboliza uma mensagem de Deus através de um de Seus servos.
"Clama em alta voz, não temas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia
ao Meu povo a sua transgressão” (Is. 58.1). Lemos também em Ezequiel 33.4
"Se aquele que ouvir o som da trombeta não se der por avisado... o seu sangue será sobre a sua própria
cabeça”.
Em
Ezequiel 33, Deus faz de Ezequiel uma sentinela para a Casa de Israel. Ezequiel
é designado para falar à nação, como um alerta. Este conceito de Deus tocando a
trombeta para chamar a atenção das pessoas com quem Ele está falando é
encontrado novamente em Apocalipse 1.10 e em 1 Coríntios 14.8.
Você
percebe a incidência do número sete na Bíblia? Falamos em sete dias, sete
semanas. Agora, no sétimo mês, numa tripla sequência de sete dias, perfazendo
vinte e um dias (7+7+7), encontramos as festas denominadas messiânicas:
Trombetas, Expiação e Tabernáculos. Se Pesach Matzot, Bakurim e Shavuot falam
do Messias ressurreto, as três últimas Festas (Zikaron Teruah, Kipurim e Sucot)
falam do Messias que há de voltar, pois todas elas apontam para a preparação
final, ou a volta do Messias com o Seu reino pleno.
1. CONTEXTO HISTÓRICO
1) A Festa das Trombetas era
marcada por eventos especiais – Além do soar das trombetas e da oferta dos sacrifícios
(Nm. 29.1-6), Israel considerava a Festa das Trombetas como um sábado sagrado.
Moisés também ordenou um descanso, uma cessação de esforços para a nação de
Israel. "Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro
dia do mês, tereis descanso, uma celebração com o tocar de trombetas, uma santa
convocação. Nenhuma obra servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao
Senhor" (Lv. 23.24-25).
2)
O propósito principal da Festa das Trombetas – era anunciar a chegada do sétimo mês, último do
ano, afim de preparar o povo para o Dia da Expiação, segundo o calendário de
Israel. Após o mês de Tishrei que corresponde ao mês de setembro do nosso
calendário, celebra-se em outubro o Rosh Hashaná que é o início do Ano Novo no
calendário judaico.
3) O tipo de trombeta usada era
feita de chifre de carneiro – chamada de shoffar, tocado em memória do carneiro sacrificado em
lugar de Isaque (Gn. 22.13). A tradição judaica ensina que Deus soprou um dos
chifres do carneiro no Monte Sinai em Pentecostes e soprará o outro chifre do
carneiro na vinda do Messias. Contudo, Hebreus 4.8 diz que este descanso nunca
se concretizou nos dias de Moisés, nem de Josué. “Na verdade, resta ainda um
descanso sabático para o povo de Deus. Porque aquele que entra no Seu descanso,
ele próprio descansa de suas obras, como Deus das Suas. Procuremos, pois,
entrar neste descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência
de Israel" (Hb. 4. 9-11). Esta passagem do Novo Testamento declara que
este descanso Sabático, este descanso da Festa das Trombetas, ainda está para
acontecer. Em outras palavras, em dias do Novo Testamento, ele ainda não foi
cumprido. A Era da Igreja já tem mais de 2.000 anos. Creio que estamos chegando
ao tempo do soar das Trombetas. É maravilhoso como o Senhor é zeloso por Sua
Palavra. Agora, o Eterno deseja uma pausa: mais uma vez, uma santa convocação da
congregação para que todos ouçam o toque da trombeta.
2. ASPECTO SAZONAL PROFÉTICO
1) Deus nos chama a uma preparação
especial no Dia da Expiação - Esta preparação da qual estamos falando, refere-se à nossa
santidade e estilo de vida separado, na graça e na misericórdia do Senhor.
Neste momento, Deus quer que tenhamos a certeza de que somos crentes e filhos
maduros (huios, no grego), como descrito em Romanos 8 para adentrarmos no Santo
dos santos da Sua presença (Hb. 10.19-25).
2) Deus nos leva a uma chamada
final de atenção para algo brilhante e eterno - A Festa dos Tabernáculos (Sucot) que se
aproxima. Ele reforça o conceito de que todos estejam alertos ao sinal do
retorno do Dia do Senhor (Rm.13.11-14). Todos os filhos vitoriosos precisam,
então, estar preparados para o toque final da trombeta. “Cristo é nosso
Sumo-sacerdote Eterno que toca a trombeta de Deus, cujo som é transformador!”
(Ap 11.15).
3) O toque de trombeta nos faz
passar a tropa em revista - Será que todos os membros da Igreja estão, realmente, preparados e
maduros para a subida com o Senhor Yeshua Ha Mashiach, que virá em breve? Será
que todos estão produzindo o fruto do Espírito? Será que todo o mundo pode ver
em nós a pessoa do Messias, a esperança da glória de Deus? "Porque o Senhor
mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo ao som da trombeta de
Deus, e os que morreram no Messias ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que
ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao
encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas
palavras" (1Ts 4. 6-18).
"Num
momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a
trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos
transformados" (1 Co 15.52).
3. APLICAÇÃO PRÁTICA ATUAL
1)
Iminência do toque da última Trombeta - Em Apocalipse 10.7, a sétima e última Trombeta está
prestes a ser tocada. A mensagem de Deus nesta Trombeta é que o mistério de
Deus está para ser cumprido. O apóstolo Paulo ensina claramente que a Igreja é
o mistério de Deus (Ef 3. 2-12). O mistério é que os gentios são coerdeiros com
os judeus, havendo sido unidos em Jesus Cristo. O mistério é que os judeus e os
gentios cristãos estão sendo unidos e formados num só Corpo. O Corpo de Cristo
tem estado em formação desde o início da Igreja no dia de Pentecoste. Ainda não
foi completado, nem tampouco já foram unidos num só Corpo os verdadeiros judeus
e os gentios cristãos. Quando um corpo nasce, a cabeça vem primeiro. É assim
também como o Corpo de Cristo. Jesus, o Cabeça veio primeiro e o Corpo, no
presente momento, está sendo completado (Jo.11.51-52).
2) Este completamento do Corpo de
Cristo é o mistério
- que será finalizado na Sétima Trombeta. Este é o filho de Apocalipse 12. É o
Corpo com Cristo como sua Cabeça, que governará todas as nações. Daniel ilustra
esta comunidade que governará chamando-a de "os santos do Altíssimo"
(Dn. 7.18). Contudo, é bem claro que Jesus é o Cabeça desta comunidade (Dn.
7.14). A grande visão da estátua de diferentes materiais que Daniel explica no
capitulo 2 representa os reinos políticos do mundo. É um símbolo do poder
mundial dos gentios. É um corpo alternativo que não tem Cristo com sua cabeça,
mas procura governar o mundo, independentemente de Deus.
3) Daniel 2.44 declara que o Reino
de Deus triunfará
- quando a era do governo do homem sobre a terra terminar. A cabeça deste corpo
político surgiu nos dias de Daniel, com Nabucodonosor. Os pés representam a conclusão
deste corpo político nos últimos dias. Deus, porém, submeterá todas as coisas
sob os pés de Cristo, ou seja, sob o Corpo de Cristo. Aleluia!
Nos
dias da Sétima Trombeta, o Corpo de Cristo será totalmente manifesto. Neste
tempo, todos os propósitos de Deus para o Israel natural e para o Israel
espiritual serão cumpridos. Com este conceito em mente, podemos examinar a
Palavra de Deus sob uma perspectiva totalmente nova. É como se o véu tivesse
sido removido. Por exemplo, Efésios 2.11-22 explica claramente esta unidade
entre o Israel natural e o Corpo de Cristo. Romanos 9-11 também enfatiza isto,
explicando a relação que entre os filhos de Abraão pela carne e pela fé em
Gálatas 3. 6-14, que não nega que os filhos de Israel sejam filhos de Abraão.
Ao invés, enfatiza que os que creem em Jesus Cristo tornam-se filhos de Abraão
por sua fé nos propósitos de Deus em Cristo. É evidente que o espírito de
sabedoria e revelação precisa vir sobre nós para que possamos compreender está
verdade (Ef 1.17,18). Precisamos pedir e crer que este espírito de sabedoria e
revelação operará em nossas mentes. Isto é essencial para que percebamos o que
Deus está fazendo em nossos dias. Minha firme convicção é que estamos na época
em que a Festa das Trombetas está sendo cumprida, em que o mistério de Deus
está chegando à sua realização e à sua consumação (1Ts 4.16-18).
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