CR #39: O HOMEM DO OITAVO DIA
By Apóstolo Jota Moura
“Pois
assim está escrito: o primeiro homem, adão, foi feito alma vivente. O último
adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é o primeiro o espiritual e, sim,
o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno:
o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também
os demais homens terrenos; e como é o homem celestial, tais também os
celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer
também a imagem do celestial” (1 Co. 15. 45-49).
“E
todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do
senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como
pelo senhor, o espírito” (2co. 3.18).
O
homem foi criado pelo senhor como a “coroa” da criação divina, como o “rei” do
universo criado, sendo “imagem e semelhança de Deus” (Gn. 1.26). Este
mesmo homem é um ser complexo e amplo nas suas oito dimensões de seu ser. Então
vejamos:
PRIMEIRO - O HOMEM NATURAL
“então
formou o senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego
de vida…” (Gn.
2.7; 3:19). Este é adão, o homem pó, isto é, o homem corpo; o homem somático,
que se manifesta no mundo visível, e feito para a eternidade. Nós herdamos
nosso corpo humano no dia em que entramos na existência neste mundo exatamente
do homem corpo; somente através do corpo (homem pó), podemos nascer na família
humana aqui sobre o planeta terra e executar as obras que o nosso pai planejou
de antemão para nós!
Este
homem pó é o homem caído no pecado, vive simplesmente em um nível animal,
temporal e existencial. Trabalha, procria, come e bebe para viver. Tem
espíritos e impulsos apenas naturais. “No suor do rosto comerás o teu pão,
até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”
(Gn. 3:19). “… e o pó volte á terra, que o deu…” “vaidade de vaidade, diz o
pregador, tudo é vaidade” (Ec. 12.7,8). No homem pó, diz o sábio Salomão, tudo
é vaidade! Vaidade de vaidade! No dia em que o homem pó morre, tudo se acaba!
Sua grandeza, sua beleza, riquezas, títulos, status social, etc. Pois ele é
vaidade.
SEGUNDO - O HOMEM ALMA
“Então
formou o senhor Deus ao homem… e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o
homem passou a ser alma vivente” (Gn. 2.7). O homem alma é o homem psíquico, que se
manifesta pela vida intelectual e emoções. É o homem que tem a capacidade de
pensar, estudar, pesquisar, filosofar, administrar, etc. (capacidade
intelectual).
O
homem alma ou homem intelectual, desenvolve a ciência, a arte, a música, a
cultura, a política, o esporte, e se embriaga com o sucesso da vida puramente
mundana! Ele é por isso, um homem tipicamente mundano! Por causa disto, ele
sempre se orgulha de seus conhecimentos intelectuais e suas realizações
temporais.
O
homem alma, sendo de estrutura intelectual e emocional, é por isso muito
religioso! Seu sentimento religioso cria várias formas de religiões pelo mundo
todo. Mas como a alma faz coisas boas e ruins ao mesmo tempo, assim também a religião
que ele inventa é uma mistura de coisas boas e ruins. Somente a “palavra de Deus
que é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes,
penetra (no homem alma) até o ponto de dividir alma e espírito…” (Hebreus
4.12). A alma precisa da operação da espada do espírito – a palavra de Deus,
que separa o bom e o ruim!
TERCEIRO - O HOMEM CARNAL
“Porque
bem sabemos que a lei é espiritual, eu, todavia, sou carnal, vendido à
escravidão do pecado”
(Rm. 7:14). O homem carne é o homem sarx. A palavra grega: sarx
designa o homem do pecado, e aponta para a sua natureza pecaminosa.
As
escrituras sagradas chamam também o homem carne simplesmente de o antiCristo; isto
é, ele é o homem antiCristo, pois ele luta constantemente contra Cristo: “ele
inclina para a carne e cogita das coisas da carne… e o pendor da carne dá para
a morte… por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois (o homem
carne) não está sujeito à lei de Deus e de Cristo, e nem mesmo pode estar.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm. 8:5-8). O
homem carne é antiCristo: é inimigo de Deus, e nunca se sujeita à lei de Deus.
A única solução para o homem carne é a sua morte na cruz. Ele tem que ser morto
e destruído na cruz! “e os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com
as suas paixões e concupiscências” (Gl. 5.24). O homem carne não pode
herdar o reino de Deus: “isto afirmo, irmãos, carne e sangue não podem
herdar o reino de Deus” (1Co. 15.50). “estou crucificado com Cristo,
vivo não mais eu (o homem carnal), mas Cristo vive em mim” (Gl. 2.20).
QUARTO - O HOMEM CARISMÁTICO
“A
respeito dos dons espirituais não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1Co. 12.1).
O
homem caris é o homem carismático, ou seja, o homem dom. Este é o homem que
recebe os dons do espírito santo visando um fim proveitoso, mas infelizmente,
muitas vezes estes homens carismáticos usam e abusam dos dons de Deus para fins
unicamente interesseiros, e egoísticos, para promover o personalismo ao invés
de promover a obra de Deus!
Infelizmente,
muitos homens carismáticos, “são carnais e não espirituais” (1Co 3.1). São
crianças em Cristo, e por isso, utilizam o potencial que receberam de Deus
pelos dons, de forma. Inconsequente e irresponsável, trazendo prejuízos ao
reino de Deus e desperdiçando a utilidade e a eficácia dos dons. É um homem
pneumático e não carismático!
Temos
no antigo testamento um exemplo clássico de um homem caris (homem dom) que foi
sansão. Ele recebeu o dom da força pelo espírito santo. Mas infelizmente foi
carnal em suas atitudes, infantil em seu comportamento diante dos inimigos, e
acabou seu ministério glorioso desastrosamente. Sansão era um homem que tinha
tudo para ser um dos maiores heróis do povo de Deus; entretanto, por ser
ignorante ao dom, perdeu a oportunidade.
QUINTO - O HOMEM ESPIRITUAL
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do espírito de Deus porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente. Porém, o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém” (1Co 2.14,15). O homem espiritual é o homem pneumático, e este homem discerne espiritualmente todas as coisas. Somente este homem é capaz de entender e viver as coisas espirituais. Somente ele pode entender as coisas do espírito de Deus.
O
homem espiritual “anda no espírito e jamais satisfaz os desejos da carne”
(Gl 5.16). Ele produz “o fruto do espírito: amor, alegria, paz,
longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”
(Gl 5.22). Ele é de Cristo Jesus, “vive no espírito e anda no espírito”
(Gl 5:24-25).
O
homem espiritual vive um andar com Deus; ele se une em espírito com o senhor, e
se torna um com ele. Enoque é um exemplo de um homem espiritual entre muitos: “andou
enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gn. 5.24). O
homem espiritual é totalmente de Deus. Ele é o homem interior: “porque, no
tocante ao homem interior, tenho prazer “(Rm. 7.22).
SEXTO - O HOMEM ANGELICAL
“Todos
os que estavam assentados no sinédrio, fitando os olhos em Estêvão, viram o seu
rosto como se fosse rosto de anjo.” (At 6.15). O homem anjo é o homem angélico. É o homem
mensageiro da parte de Deus. Ele é enviado por Deus para falar ao seu povo como
mensageiro do Senhor.
Este
homem entra na dimensão angelical, ele se torna como o Anjo do Senhor. Em Malaquias
3.1, o senhor disse: eis que eu envio o meu mensageiro (o meu anjo) que
preparará o caminho diante de mim, se referindo ao homem anjo chamado João Batista.
E prossegue, dizendo: “… de repente virá ao seu tempo o senhor, a quem vós
buscais, o anjo da aliança, a quem vós desejais…”; o homem anjo da aliança
aqui, é nosso senhor Jesus Cristo.
O
senhor Jesus é o homem anjo, o homem mensageiro de Deus para anunciar as boas
novas do reino de Deus a todos os povos, a todas as nações, tribos e línguas da
terra.
O
homem anjo, à semelhança do Anjo Gabriel, que é aquele que assiste diante do
trono de Deus, tem permanente contato com o mundo espiritual, e com o trono da
graça de Deus.
SÉTIMO - O HOMEM CRÍSTICO
“O espírito do senhor Deus está sobre mim, porque o senhor me ungiu, para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar os que choram…” (Is. 61.1,2). O homem ungido é o homem crístico; é o homem que recebeu a unção de Deus em sua vida para realizar a sua obra, para fazer a sua vontade. É o homem que pode dizer como Paulo: vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.
Davi
é um exemplo clássico no antigo testamento de um homem ungido. “Tomou Samuel
o chifre do azeite, e o ungiu no meio dos seus irmãos, e daquele dia em diante
o espirito do senhor se apossou de Davi” (1Sm.16.13). Depois da unção Davi
tornou-se um homem ungido e o Espírito Santo se apossou dele para sempre; ele
se tornou um novo homem. E Deus passou a realizar coisas novas e tremendas no
meio do seu povo através deste homem ungido. Este é o último homem temporal,
que entra na fronteira eterna. Faz a vontade de Deus, o pai, revela na sua vida
o filho e proclama o reino de Deus.
OITAVO - O HOMEM DIVINIO
“No
princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus… e o verbo
se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e vimos a sua
glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1.1,14). O homem divino é o Filho de Deus. É aquele
homem que recebeu a divindade como herança natural da paternidade: “Veio
para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam,
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que creem no seu
nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da nem a vontade do
homem, mas da vontade Deus” (Jo. 1.11-13).
O
homem divino é o oitavo homem. E somente o oitavo homem é filho de Deus. Somente ele nasceu pela vontade de Deus
mediante o espírito santo da aliança eterna.
O
número oito (8) é o símbolo da aliança eterna de Deus com o seu povo. E
significa perfeição e eterna aliança. Portanto, o homem divino traz em si como
filho de Deus que é, a imagem e semelhança de seu pai celeste – o Deus eterno.
Este homem se torna igual a Deus em Cristo. A este homem divino “Deus o
exaltou sobremaneira”. (Fl 2.9)
Glória
a Deus! Amém.
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