CR #39: O HOMEM DO OITAVO DIA

By Apóstolo Jota Moura

“Pois assim está escrito: o primeiro homem, adão, foi feito alma vivente. O último adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é o primeiro o espiritual e, sim, o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno: o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial” (1 Co. 15. 45-49).

“E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo senhor, o espírito” (2co. 3.18).

O homem foi criado pelo senhor como a “coroa” da criação divina, como o “rei” do universo criado, sendo “imagem e semelhança de Deus” (Gn. 1.26). Este mesmo homem é um ser complexo e amplo nas suas oito dimensões de seu ser. Então vejamos:

PRIMEIRO - O HOMEM NATURAL

“então formou o senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida…” (Gn. 2.7; 3:19). Este é adão, o homem pó, isto é, o homem corpo; o homem somático, que se manifesta no mundo visível, e feito para a eternidade. Nós herdamos nosso corpo humano no dia em que entramos na existência neste mundo exatamente do homem corpo; somente através do corpo (homem pó), podemos nascer na família humana aqui sobre o planeta terra e executar as obras que o nosso pai planejou de antemão para nós!

Este homem pó é o homem caído no pecado, vive simplesmente em um nível animal, temporal e existencial. Trabalha, procria, come e bebe para viver. Tem espíritos e impulsos apenas naturais. “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás” (Gn. 3:19). “… e o pó volte á terra, que o deu…” “vaidade de vaidade, diz o pregador, tudo é vaidade” (Ec. 12.7,8). No homem pó, diz o sábio Salomão, tudo é vaidade! Vaidade de vaidade! No dia em que o homem pó morre, tudo se acaba! Sua grandeza, sua beleza, riquezas, títulos, status social, etc. Pois ele é vaidade.

SEGUNDO - O HOMEM ALMA

“Então formou o senhor Deus ao homem… e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gn. 2.7). O homem alma é o homem psíquico, que se manifesta pela vida intelectual e emoções. É o homem que tem a capacidade de pensar, estudar, pesquisar, filosofar, administrar, etc. (capacidade intelectual).

O homem alma ou homem intelectual, desenvolve a ciência, a arte, a música, a cultura, a política, o esporte, e se embriaga com o sucesso da vida puramente mundana! Ele é por isso, um homem tipicamente mundano! Por causa disto, ele sempre se orgulha de seus conhecimentos intelectuais e suas realizações temporais.

O homem alma, sendo de estrutura intelectual e emocional, é por isso muito religioso! Seu sentimento religioso cria várias formas de religiões pelo mundo todo. Mas como a alma faz coisas boas e ruins ao mesmo tempo, assim também a religião que ele inventa é uma mistura de coisas boas e ruins. Somente a “palavra de Deus que é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, penetra (no homem alma) até o ponto de dividir alma e espírito…” (Hebreus 4.12). A alma precisa da operação da espada do espírito – a palavra de Deus, que separa o bom e o ruim!

TERCEIRO - O HOMEM CARNAL

“Porque bem sabemos que a lei é espiritual, eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado” (Rm. 7:14). O homem carne é o homem sarx. A palavra grega: sarx designa o homem do pecado, e aponta para a sua natureza pecaminosa.

As escrituras sagradas chamam também o homem carne simplesmente de o antiCristo; isto é, ele é o homem antiCristo, pois ele luta constantemente contra Cristo: “ele inclina para a carne e cogita das coisas da carne… e o pendor da carne dá para a morte… por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois (o homem carne) não está sujeito à lei de Deus e de Cristo, e nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm. 8:5-8). O homem carne é antiCristo: é inimigo de Deus, e nunca se sujeita à lei de Deus. A única solução para o homem carne é a sua morte na cruz. Ele tem que ser morto e destruído na cruz! “e os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências” (Gl. 5.24). O homem carne não pode herdar o reino de Deus: “isto afirmo, irmãos, carne e sangue não podem herdar o reino de Deus” (1Co. 15.50). “estou crucificado com Cristo, vivo não mais eu (o homem carnal), mas Cristo vive em mim” (Gl. 2.20).

QUARTO - O HOMEM CARISMÁTICO

“A respeito dos dons espirituais não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1Co. 12.1).

O homem caris é o homem carismático, ou seja, o homem dom. Este é o homem que recebe os dons do espírito santo visando um fim proveitoso, mas infelizmente, muitas vezes estes homens carismáticos usam e abusam dos dons de Deus para fins unicamente interesseiros, e egoísticos, para promover o personalismo ao invés de promover a obra de Deus!

Infelizmente, muitos homens carismáticos, “são carnais e não espirituais” (1Co 3.1). São crianças em Cristo, e por isso, utilizam o potencial que receberam de Deus pelos dons, de forma. Inconsequente e irresponsável, trazendo prejuízos ao reino de Deus e desperdiçando a utilidade e a eficácia dos dons. É um homem pneumático e não carismático!

Temos no antigo testamento um exemplo clássico de um homem caris (homem dom) que foi sansão. Ele recebeu o dom da força pelo espírito santo. Mas infelizmente foi carnal em suas atitudes, infantil em seu comportamento diante dos inimigos, e acabou seu ministério glorioso desastrosamente. Sansão era um homem que tinha tudo para ser um dos maiores heróis do povo de Deus; entretanto, por ser ignorante ao dom, perdeu a oportunidade.

QUINTO - O HOMEM ESPIRITUAL

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do espírito de Deus porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente. Porém, o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém” (1Co 2.14,15). O homem espiritual é o homem pneumático, e este homem discerne espiritualmente todas as coisas. Somente este homem é capaz de entender e viver as coisas espirituais.  Somente ele pode entender as coisas do espírito de Deus.

O homem espiritual “anda no espírito e jamais satisfaz os desejos da carne” (Gl 5.16). Ele produz “o fruto do espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gl 5.22). Ele é de Cristo Jesus, “vive no espírito e anda no espírito” (Gl 5:24-25).

O homem espiritual vive um andar com Deus; ele se une em espírito com o senhor, e se torna um com ele. Enoque é um exemplo de um homem espiritual entre muitos: “andou enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gn. 5.24). O homem espiritual é totalmente de Deus. Ele é o homem interior: “porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer “(Rm. 7.22).

SEXTO - O HOMEM ANGELICAL

“Todos os que estavam assentados no sinédrio, fitando os olhos em Estêvão, viram o seu rosto como se fosse rosto de anjo.” (At 6.15). O homem anjo é o homem angélico. É o homem mensageiro da parte de Deus. Ele é enviado por Deus para falar ao seu povo como mensageiro do Senhor.

Este homem entra na dimensão angelical, ele se torna como o Anjo do Senhor. Em Malaquias 3.1, o senhor disse: eis que eu envio o meu mensageiro (o meu anjo) que preparará o caminho diante de mim, se referindo ao homem anjo chamado João Batista. E prossegue, dizendo: “… de repente virá ao seu tempo o senhor, a quem vós buscais, o anjo da aliança, a quem vós desejais…”; o homem anjo da aliança aqui, é nosso senhor Jesus Cristo.

O senhor Jesus é o homem anjo, o homem mensageiro de Deus para anunciar as boas novas do reino de Deus a todos os povos, a todas as nações, tribos e línguas da terra.

O homem anjo, à semelhança do Anjo Gabriel, que é aquele que assiste diante do trono de Deus, tem permanente contato com o mundo espiritual, e com o trono da graça de Deus.

SÉTIMO - O HOMEM CRÍSTICO

“O espírito do senhor Deus está sobre mim, porque o senhor me ungiu, para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar os que choram…” (Is. 61.1,2). O homem ungido é o homem crístico; é o homem que recebeu a unção de Deus em sua vida para realizar a sua obra, para fazer a sua vontade. É o homem que pode dizer como Paulo: vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.

Davi é um exemplo clássico no antigo testamento de um homem ungido. “Tomou Samuel o chifre do azeite, e o ungiu no meio dos seus irmãos, e daquele dia em diante o espirito do senhor se apossou de Davi” (1Sm.16.13). Depois da unção Davi tornou-se um homem ungido e o Espírito Santo se apossou dele para sempre; ele se tornou um novo homem. E Deus passou a realizar coisas novas e tremendas no meio do seu povo através deste homem ungido. Este é o último homem temporal, que entra na fronteira eterna. Faz a vontade de Deus, o pai, revela na sua vida o filho e proclama o reino de Deus.

OITAVO - O HOMEM DIVINIO

“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus… e o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1.1,14). O homem divino é o Filho de Deus. É aquele homem que recebeu a divindade como herança natural da paternidade: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da nem a vontade do homem, mas da vontade Deus” (Jo. 1.11-13).

O homem divino é o oitavo homem. E somente o oitavo homem é filho de Deus.  Somente ele nasceu pela vontade de Deus mediante o espírito santo da aliança eterna.

O número oito (8) é o símbolo da aliança eterna de Deus com o seu povo. E significa perfeição e eterna aliança. Portanto, o homem divino traz em si como filho de Deus que é, a imagem e semelhança de seu pai celeste – o Deus eterno. Este homem se torna igual a Deus em Cristo. A este homem divino “Deus o exaltou sobremaneira”. (Fl 2.9)

Glória a Deus! Amém.


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